Gameplay RPG

Análise | Eternal Senia

Escrito por Gabriel Faria

Jogo do gênero ARPG (action role-playing game) desenvolvido de maneira independente por uma empresa chinesa chamada Holy Priest, com cutscenes e história que se assemelham muito às animações japonesas, este game gratuito entrega boas horas de diversão e emoções. [SEM SPOILERS]

É muito comum haver uma procura por bons jogos gratuitos em momentos de tédio. Nestas condições, acabei encontrando este ARPG através da Steam (plataforma de jogos para PC), onde ele também está com opiniões muito positivas de outros usuários.

ss_b393c1e516f0372e3cf81fdb7ec0cb9e43eeb7a8.600x338

Pesando menos de 200 MB e criado com a utilização de um RPG Maker, Eternal Senia segue a jornada da personagem Senia em busca de sua irmã desaparecida, Magaleta. Senia se tornou órfã quando era criança e acabou sendo adotada por esta freira e maga que assumiu o papel de irmã em sua vida.

Magaleta caçava e expurgava demônios mas não permitia que a irmã adotiva, jovem com espírito aventureiro e curioso, a seguisse durante tais missões. Porém, um dia, a freira acabou desaparecendo após uma caçada, e o jogo se desenvolve a partir daí.

A mecânica de Eternal Senia é simples e viciante. Utilizando apenas as teclas direcionais e alguns atalhos do teclado (o mouse não é necessário para nada), você desfruta das quatro horas de gameplay perfeitamente. Sim, o jogo é curto, mas ótimo.

Toda a história por trás do desaparecimento de Magaleta se desenvolve de maneira muito fluida. Existem três mapas principais, todos com diferentes monstros, mecânicas e tesouros escondidos por onde você realiza sua jornada. Diversos mistérios são inseridos e descobertos durante as batalhas, e este plot te prende de uma maneira incrível.

E mesmo com esta simplicidade dos gráficos, o jogo ainda é belo. Talvez um dos únicos pontos fracos seja a falta de maiores resoluções ou de um modo fullscreen competente. Porém, para um jogo independente onde o principal fator atrativo é a sinopse, tudo acaba funcionando bem.

Eternal Senia também proporciona certa liberdade ao jogador, apesar de sua linearidade. Existem mecânicas como magias e crafting de itens, além de bosses escondidos, salas especiais e tesouros descobertos através da realização de puzzles. E ainda assim não é difícil completar tudo que o jogo lhe propõe. Como já citei no começo desta análise, em quatro horas (ou menos) você consegue finalizá-lo de maneira perfeita.

Todos os finais são emocionantes. Finais, no plural, pois existem três: um normal e dois alternativos que são liberados após a descoberta de um item especial. E após uma construção de roteiro tão boa, é difícil não se emocionar com qualquer um dos encerramentos.

Este jogo é uma das provas de que independentes produzidos com vontade de se contar uma história podem ser muito bons, apesar de certos empecilhos. O autor fez questão de criar uma sala especial, liberada após o jogador realizar os três finais diferentes, onde você pode obter comentários sobre cada monstro, mapa e personagem do jogo. E nela você pode desvendar ainda mais esta história.

Eternal Senia está disponível gratuitamente na Steam, nos idiomas inglês e chinês. Confira também o site oficial clicando aqui, e não deixe de acessar a página oficial do Facebook, onde você obtém um código que pode ser inserido em um NPC para ganhar alguns itens.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.