Encontrar a combinação certa entre a velha guarda de jogos de luta e as novas tecnologias que acercam o gênero não é tarefa fácil, porém de maneira fantástica a Capcom junto a Dimps, conseguiram trazer o que faltava na franquia, com o novo Street Fighter V. Lidando com equilíbrio, graça e estilo, o jogo consegue ocupar o espaço que faltava, 8 anos após o lançamento de seu antecessor.
Aqui os jogadores começarão a jogar no mesmo nível de habilidade. Jogadores de alto nível vão encontrar uma grande quantidade de detalhes na nuance, e maleabilidade do game. E os menos experientes têm uma estrada muito longa e estimulante do crescimento, aperfeiçoamento, aprendizagem e descoberta à frente deles. A diferença desta vez é que a clareza dos sistemas de combates e apresentação de Street Fighter V estão mais claros, deixando o jogo de certo modo mais fluente.
Tendo em mãos um jogo old-school, que remete as grandiosas brigas de rua à moda antiga, é muito importante termos algo que nos possibilita lembra disso, eis que surge o V-System. Assim como o Focus Attack em Street Fighter IV, esse novo sistema altera o fluxo e refluxo das partidas consideravelmente. Nesse sistema temos as V-Skills que nada mais são que ações free-to-use que difere de personagem para personagem, elas servem para preencher a barra de V-Gauche. Ao preenchê-la, seja utilizando as V-Skills ou recebendo dano de combate, você poderá liberar o V-Trigger, que simplificando, funciona como um power-up para o seu personagem, auxiliando na utilização de combos. Como um todo, o V-System é uma brilhante sistemática. Concedendo-lhe recompensas pela sua percepção de combate.
Com todas as novidades, o jogo ainda vêm ao lado de um núcleo de combate, com clareza em seus movimentos durante as partidas. O fácil controle é fluente, com entradas especiais para movimentos ágeis e eficazes. Com intervalos de combinação mais tolerante do que nunca, e uma clareza fantástica de feedback visual que atravessa cada soco, bloqueio, contra-ataque, tornando muito fácil entender a lógica, a estratégia e a mecânica de Street Fighter V, que se torna quase o jogo de luta perfeito.
Quase o jogo de luta perfeito? Infelizmente sim. A fórmula utilizada pela Capcom aqui, talvez não agrade todos os aficionados por Street Fighter, o game seguirá um modelo de temporadas, com conteúdos programáticos, novos recursos e um sistema de balanceamento.
O sistema online ainda precário talvez trará alguns transtornos, principalmente para os que não possuem uma rede de internet banda-larga de qualidade, além de não possuir um conjunto forte, e inventivo de opções de modo solo em termos de aliviar o stress do jogador.
A falta de um modo arcade tradicional, fará com que você busque as únicas alternativas que o jogo possui, o modo história e o de sobrevivência. O modo história inicialmente parece promissor, mas encontramos apenas ⅓ de todo o seu potencial, isso porque só está concedido que você jogue uma espécie de prequel de cada personagem, bem curta, não mais que duas ou três lutas rápidas, amarradas a cenas com quadrinhos em movimento.
A campanha narrativa adequada está chegando como uma atualização gratuita, mas só desembarcará em junho, o que pode ser tarde demais para jogadores sem companheiros de luta. Já o modo de sobrevivência, permite que o jogador treine, e ganhe Fight Money para adquirir conteúdos quando disponíveis. Uma troca não muito justa.
Então Street Fighter V é brilhante com ressalvas. Mas é, em sua essência, brilhante. Ser brutalmente honesto, durante a fase inicial de sua vida útil, que dependerá da disponibilidade de amigos para disputar partidas com você. O game satisfaz, e muito, mas você realmente precisa parar e explorá-lo de ponta a ponta. Isso, é claro, por que o coração de qualquer grande jogador de jogos de luta realmente segue as batidas de Street Fighter. Como tal, seria uma pena se os novos jogadores curiosos que tem muito a oferecer, fossem desligados por seu conteúdo um tanto quanto limitado.
VEREDITO:
Qualquer pessoa que se interesse por games de luta precisa mergulhar em Street Fighter V. Os curiosos se darão igualmente bem. No geral o jogo é praticamente inigualável, mas tem um longo caminho a percorrer antes de se destacar dos outros jogos de luta, incluindo o seu próprio antecessor, em termos de conteúdo geral. Mas sem perder a essência da franquia, Street Fighter V quer que você se divirta, e seu intuito primário é entregar isso a você, o quão rápida possível. Nada mais do que um verdadeiro Street Fighter.
Street Fighter V tem data de lançamento marcado para 16 de Fevereiro de 2016 para PC, e PlayStation 4.