Anunciado há dois anos durante a D23 (evento oficial da Disney), o seriado do Cavaleiro da Lua será sobre um super-herói nem um pouco convencional da Marvel Comics (conheça mais sobre ele clicando aqui) que muitos fãs desejavam vê-lo interagindo com o MCU desde a sua possível menção em Capitão América: O Soldado Invernal.
Foi uma vitória para todos os admiradores do herói quando a sua série foi oficializada por Kevin Feige, o CEO da Marvel Studios; e uma conquista ainda maior quando o talentoso ator Oscar Isaac foi anunciado como o intérprete de Marc Spector no Universo Cinematográfico da Marvel; sinal que o estúdio da casa das ideias não está de brincadeira com este vigilante.
Por se tratar de um personagem não tão conhecido quanto o Homem de Ferro e Capitão América, mas possuir uma fanbase relativamente grande e fiel, nós da Torre de Vigilância, decidimos preparar um texto pontuando todos os fatores que podem vir à tona na história da primeira temporada de Cavaleiro da Lua, além de claro, explorarmos algumas teorias.
Quais são as informações oficiais até o momento?
Por sorte, não sabemos quase nada de Cavaleiro da Lua, e isso é excelente (explicaremos nos próximos tópicos o motivo disso ser tão bom)! Todavia, nos últimos meses, foram divulgadas algumas informações bem interessantes.
Jeremy Slater, de O Exorcista (série), The Umbrella Academy e Quarteto Fantástico (2015) é o showrunner, enquanto Mohamed Diab, Justin Benson e Aaron Moorhead são os diretores; e Beau DeMayo, de The Witcher, é creditado como um dos roteiristas. Ou seja, a série está em boas mãos, uma vez que temos nomes que já se envolveram com terror, drama, ficção-científica e fantasia.
Quanto ao elenco, sabe-se que apenas Oscar Isaac, Ethan Hawke e May Calamawy estão oficialmente confirmados. Já, Gaspard Ulliel, Dina Shihabi e Alexander Cobb também estão sendo creditados como parte do cast (mesmo que um anúncio não tenha sido feito pelos grandes veículos de imprensa norte-americanos), mas interpretando personagens com papéis pequenos (com exceção de Ulliel, que será o vigilante Midnight Man).
Até o momento, nenhum detalhe relevante da trama foi revelado, apenas que ela terá uma abordagem semelhante com a franquia Indiana Jones e que irá explorar o transtorno dissociativo de identidade do Cavaleiro (suas personalidades irão canalizar deuses do antigo Egito).
____________________________________________________________________
Qual é o vilão de Ethan Hawke?
De início, parecia uma pergunta complexa, visto que os fãs do MCU estavam quebrando a cabeça para encontrar qual personagem combine com Ethan. Drácula, Shadow Knight e Lobisomem da Noite foram alguns vilões que o público estava cogitando. Entretanto, a possível resposta estava de baixo do nosso nariz nesse tempo todo.
Em 2017, Max Bemis e Jacen Burrows criaram o sádico Sun King (Paciente 86), um psicopata que ficou muitos anos de sua vida preso em um hospício. Tempos depois, descobre-se que o vilão é na verdade o avatar do deus egípcio Amon Ra, assim como o Cavaleiro da Lua é o hospedeiro de Khonshu. O Paciente 86 tem poderes mágicos, além de dominar o fogo.
Levando em conta a aparência que Ethan teve que adotar para a obra, o mais lógico é que ele esteja dando vida ao inimigo do herói criado há quatros anos; visto que recentemente vazou uma foto dele no set de filmagens e o seu personagem está utilizando uma vestimenta vinho, que lembra bastante uma roupa de um paciente de um hospital psiquiátrico.
____________________________________________________________________
Explorando a mitologia egípcia, mas nem tanto.
Desde a sua criação há 13 anos, a Marvel Studios flertou pouco com todas as mitologias existentes, com exceção da crença dos deuses nórdicos, afinal, Thor e Loki sempre foram figurinhas carimbadas nas principais produções do Universo Cinematográfico da Marvel. Com Cavaleiro da Lua, é a hora de conhecermos os deuses egípcios do MCU… mas nem tanto.
Marc é um homem que ganhou as suas habilidades após um encontro com o deus da Lua Khonshu em uma missão no Egito, tornando-se um avatar da divindade. Sua origem não deve ser totalmente modificada no seriado, afinal, o seu encontro com Khonshu é essencial para toda a sua mitologia.
O Cavaleiro da Lua explora todas as benções que a entidade lhe concedeu, que são boa parte de origem egípcia. Todavia, a mitologia não é de suma importância para a criação de seu ecossistema, uma vez que boa parte de sua história concentra-se em seu transtorno dissociativo de identidade. Porém, a Marvel Studios pode (e deve) se aventurar com os seus deuses egípcios em possíveis temporadas futuras da série do herói, deixando o primeiro ano para a apresentação de quem é Marc Spector e qual é o seu propósito no mundo.
Há dois meses, o site Full Circle afirmou que veremos o deus Osiris na trama da obra (clique aqui para mais informações), enquanto a Total Film garantiu que o Cavaleiro canalizará personalidades dos principais deuses do antigo Egito em suas missões (clique aqui para mais informações); ou seja, mesmo com outros fatores que não envolvem os mitos do Egito antigo, as principais condições estarão presentes no ”universo” do Cavaleiro da Lua.
Semi-antologia.
Finalmente, chegamos ao tópico que eu mais estava ansioso em abordar. O Cavaleiro da Lua é o personagem perfeito para a Marvel Studios fazer as maiores loucuras, mas respeitando a sua história original.
Como mencionado no quarto parágrafo deste texto, não sabemos de quase nada a respeito da trama do seriado, uma vez que houveram pouquíssimos vazamentos (sequer sabemos como será o uniforme do herói) e temos apenas três nomes oficiais no elenco (teorias indicam que atores de alto escalão irão interpretar as personalidades de Marc, sendo algo semelhante com o filme Daniel Isn’t Real, onde só Spector poderá ver e interagir com suas peculiaridades, e quando elas fossem se comunicar com outras pessoas, Marc seria possuído pelas suas identidades secundárias). Isto é perfeito, pois significa que o estúdio está fazendo algo grandioso com a série e está fazendo de tudo para manter boa parte da produção guardada a sete chaves. Dito isso, me vez questionar: será que Cavaleiro da Lua pode ser uma semi-antologia e a Marvel Studios não quer que vaze os principais atores?
Em Cavaleiro da Lua Anual #1, Kang (personagem de Jonathan Majors no MCU) viaja entre linhas temporais alternativas com a missão de conquistá-las. Ao saber da situação, Marc Spector começa uma caçada contra o Conquistador, mas não sozinho… ele utiliza artefatos egípcios de viagens temporais e começa a recrutar antigos hospedeiros de Khonshu para ajudá-lo em sua missão. Linhas temporais alternativas e universos paralelos estão em vigor no Universo Cinematográfico da Marvel (Jeremy Slater, Justin Benson e Aaron Moorhead já trabalharam em obras que envolvem viagens temporais e multiversais, indicando que o mesmo pode ser abordado em Cavaleiro da Lua), e tudo indica que elas serão essenciais para as futuras produções do MCU (clique aqui para mais informações).
Caso Kevin Feige e sua equipe decidam trazer o Cavaleiro para este lado, seria interessante apresentar os outros avatares de Khonshu ao invés de variantes do próprio personagem (mesmo assim, seria algo curioso). Mas, como isso poderia ser feito? Simples, através de uma semi-antilogia. Séries como Tales From the Loop e Modern Love, ambas do Prime Video, podem ser consideradas semi-antologias, dado que cada episódio tem uma história única, mas se conectam de alguma forma. As futuras temporadas de Cavaleiro da Lua poderiam mostrar o vigilante viajando entre eras para conhecer os antigos guerreiros de Khonshu com o intuito de se aperfeiçoar e de estudar o vilão que o ronda, e quem sabe, trazer alguns indivíduos para o presente e montar uma equipe. Portas para spin-offs também seriam abertas.
Ligações com o Universo Cinematográfico da Marvel.
Diferente de outras séries da Marvel Studios, Cavaleiro da Lua é a mais obscura quando se diz a respeito de ligações com o MCU. Porém, as coisas aparentam ser mais simples do que parecem.
Há cinco personagens e duas equipes que o Cavaleiro da Lua pode ter uma ligação, são eles: Kang (recentemente, Nathaniel Richards foi um dos maiores oponentes de Marc nos quadrinhos. Uma das mais famosas variantes de Kang nas HQ’s, é a do faraó Rama Tut, mais um possível indício do encontro entre eles), Blade, Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma, Lobisomem da Noite, Filhos da Meia-Noite e Vingadores.
Ainda não foi divulgado aonde o seriado do personagem se encaixa no Universo Cinematográfico da Marvel, mas não há dúvidas de que ele será um dos principais rostos do futuro do MCU, e que sua obra terá grande importância com esse macrocosmo da casa das ideias.
Cavaleiro da Lua chega em 2022 no Disney+. Atualmente, suas filmagens estão na metade e devem ser concluídas nas primeiras semanas de Outubro de 2021.
Para futuras informações a respeito do Cavaleiro da Lua, fique ligado aqui, na Torre de Vigilância.