No início da noite desta quinta-feira (27), o blog “NaTelinha“, portal de notícias sobre televisão do grupo Uol, noticiou com exclusividade a demissão de todo o elenco da Loading, e o fim da programação inédita do canal.
Segundo o redator Thomaz Rocha, o blog apurou que por volta de 60 funcionários – todos criadores de conteúdo para os programas autorais da emissora – foram mandados embora. A informação veio do Diretor de Programação da Loading, Anderson Abraços, numa reunião que aconteceu na tarde de hoje. O motivo seria a retirada do patrocínio da Kalunga, investidora majoritária do canal.
A Loading ainda não se pronunciou sobre as demissões, nem sobre a mudança da grade de programação, mas a notícia já foi confirmada por diversos ex-funcionários em suas redes sociais:
olha
eu nem sei o que dizer
mas, enfim, eu tava gostando demais de tudo isso. não quero que acabe por aqui. vamos ver o que vem no caminho.
mas muito obrigado a todo mundo que trabalhou comigo por esses meses.
aprendi muito.
vida que segue.— Leo "Kitsune" Camargo (@LeoKitsune) May 27, 2021
É isso gente, final da Loading, final do ciclo, mas não mudaria uma virgula do que fiz durante esses 9 meses. Preciso de um tempo, mas logo mais voltaremos com mais conteúdo, agradeço a todos vocês do fundo do coração! Profissionais, amigos, foi uma honra estar com vocês!
— HatermanTV 🖤🤍🖤🤍 (@hatermantv) May 27, 2021
Não tenho muito o que falar agora, gente. Muitos sentimentos, uma bomba que eu não esperava. Eventualmente volto aqui pra falar um pouco mais… Obrigada pelas mensagens que já estou recebendo, obrigada aos colegas maravilhosos e todos que apoiaram tanto.
— Ratatoing (@brunapenilhas) May 27, 2021
O canal de TV Loading entrou no ar no dia 7 de dezembro de 2020, utilizando a antiga frequência da MTV. A proposta da emissora era ter um conteúdo voltado para o público jovem, com programas sobre cultura pop e entretenimento moderno, como e-sports, animê, k-pop, entre outros. A empresa tinha feito diversas parcerias para exibição de programas em sua grade, como com a Crunchyroll e a Funimation, além de estar produzindo conteúdos exclusivos.
Logo em seu primeiro mês, já havia ocorrido uma demissão em massa da emissora: Todos os 16 redatores do bloco “Metagaming” (programa sobre e-sports e jogos) se desligaram por “desalinhamentos editoriais“, e alegaram terem sofrido censura em uma de suas matérias. O evento também foi coberto pelo blog NaTelinha.
Iremos atualizar a notícia assim que a Loading se pronunciar oficialmente sobre o caso.