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O Voo de Polina

Pouco mais de um ano depois de seu último lançamento no Brasil (A Grande Odalisca, publicado em duas partes pela editora Pipoca & Nanquim), Bastien Vivés retorna ao mercado nacional com Polina, que narra a ascensão da dançarina Polina Ulinov com foco em sua relação com Nikita Bojinski, seu exigente e carrancudo professor.

É curioso como esta obra pode ser comparada como a real carreira de Bastien Vivés pois, assim como a protagonista, o autor apareceu na cena de quadrinhos franco-belga ainda jovem e, com o passar do tempo, acompanhamos o seu desenvolvimento tal qual criança aprendendo a andar, falar e, com razão, arrancar sorrisos bobos de seus genitores a cada nova descoberta.

E é exatamente o que se sucede: acompanhamos atentamente todos os passos de Polina desde suas tímidas tentativas de desenvolvimento na carreira até alcance de níveis maiores e mais difíceis. Seu mentor e professor Bojinski sempre está lá como uma pagem ou uma ave que não deixa a cria desgarram de seu ninho e assim comprometendo voos mais altos da bailarina.

Apesar de ser lançado no Brasil depois, Polina foi originamente publicado antes de Uma Irmã em seu país de origem, e percebe-se bem a diferença da arte de Vivés: Seu traço aqui é muito mais simples e rudimentar, com rostos que muitas vezes sequer se completa o desenho de suas partes. Muitos personagens mesmo em destaque são retratados somente como silhuetas. Bojinski, por exemplo, sua barba em diversas oportunidades é mais vista que seus olhos.

Tal peculiaridade na arte remete muito aos momentos que vivemos na vida, onde algumas pessoas têm mais importância que outras, mas com o passar do tempo nossas relações vão se desgastando ou fortalecendo, assim ganhando ou perdendo valor, demonstrado na quantidade de detalhes nos atributos físicos retratados na narrativa.

Polina é o quarto título de Vivés publicado no Brasil, que teve sua estreia por aqui com O Gosto do Cloro, pela editora Barba Negra em março de 2012. Dentre todos, é segundo publicado pela Nemo, que segue o padrão de edição de Uma Irmã com capa cartonada e mesmo formato ainda explorando a bibliografia do autor em seu catálogo da Casterman. Uma sugestão de próximo passo possivelmente seria de Le Chemisier, também da Casterman, pela editora brasileira. Independente do que vier, Vivés tem um catálogo extenso, e vale a pena ficar de olho em boa parte de sua bibliografia.

Polina
Bastien Vivés (roteiro e arte)
Fernando Scheibe (tradução)
Eduardo Soares (revisão)
206 páginas
17 x 24 cm
R$59,80
Capa Cartonada
Nemo
Data de publicação: 04/2021

 

 

 

Por Marcus Santana

O que seria de nós sem quadrinhos?

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