Categorias
Quadrinhos

Padaria Espiritual Em Quadrinhos Está em Campanha de Financiamento Coletivo no Catarse

Você já ouviu falar sobre a Padaria Espiritual do Ceará? Não? Então o professor e roteirista Charles Ribeiro Pinheiro vai te contar em um projeto de financiamento coletivo que está no Catarse.

Através da perspectiva de Francisco da Luz, filho de ex-escravos que atuaram ativamente na campanha abolicionista cearense. A história da Padaria Espiritual será mostrada em paralelo com o amadurecimento de Francisco, que começa a narrar com 11 anos, passando por sua adolescência até chegar na vida adulta. Com apoio de Antônio Sales, forma-se em Direito e se torna jornalista no Ceará e, depois, no Rio de Janeiro. Ele é o cronista que irá nos transportar até a Fortaleza antiga, espaço da vida artística e boêmia, mas também da luta pela publicação de livros e da divulgação da literatura numa terra de poucos leitores, tipografias e livrarias.

Padaria Espiritual em Quadrinhos bebe da fonte de Will Eisner, em que cidades e lugares fermentam ação e oportunidades, dando forte narrativas aos quadrinhos. A obra é um fruto de um projeto artístico e interdisciplinar entre Literatura e Quadrinhos, em desenvolvimento ao longo de 8 anos com o objetivo de valorizar as representações do cenário urbano da capital cearense, Fortaleza, usando a linguagem dos quadrinhos como um atrativo meio de difusão cultural e estímulo de leitura abrangente para o público em geral.

O projeto reúne além dos roteiros de Charles Ribeiro Pinheiro, artes de Antônio Luís XIII e Talles Rodrigues (Cortabundas, Mayara & Annabelle e outros).

Para quem não sabe, a Padaria Espiritual foi uma das mais singulares agremiações culturais tanto do Ceará como do Brasil. Por ela passaram escritores que ajudaram a compor parte significativa da atividade artística e da imprensa na província cearense. O intuito de seus idealizadores era despertar, na sociedade, o gosto pela arte. Ela ficou ativa entre os anos de 1892 e 1898.

Padaria Espiritual em Quadrinhos marca os 130 anos de fundação desse grêmio cultural cearense e para saber mais detalhes sobre a campanha, com recompensas, valores e claro para apoiar, clique AQUI.

Por Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *