Naoki Yoshida já está disposto a discutir para onde Final Fantasy 17, sem nem ao menos Final Fantasy 16 ter sido lançado.
Yoshida já revelou em entrevista para o Games Radar que Final Fantasy 16 caminha de forma que o sistema de combate não confronte diretamente as batalhas por turnos e os gráficos altamente detalhados.
Eu entendo perfeitamente o apelo e o potencial que existe para jogos baseados em turnos ou comandos. Ainda acho que a Square Enix terá a oportunidade de criar algo assim… criar algo assim, talvez fazer com que os gráficos se ajustem melhor a esse sistema, talvez indo em direção a um tipo de direção mais gráfico de pixel.
No início deste ano, circulou a notícia que o chefe da Square Enix, Yosuke Matsuda, quer mais jogos no estilo HD-2D como Star Ocean: Second Story, Xenogears e Super Mario RPG além do próximo remake Live A Live. No entanto, encaixar esse estilo em uma franquia numerada e considerando os últimos jogos da série Final Fantasy pode ser considerada uma difículdade principalmente para as vendas, mas que claramente se encaixaria em uma proposta de spin off.
Entretanto, Yoshida observa que “cada um dos jogos Final Fantasy é algo diferente. Você vai nessa direção, mas da próxima vez que você tiver um time diferente, você terá uma direção diferente, você terá um mundo diferente, você terá um sistema de batalha diferente.”. Yoshida, ainda completa “você está recebendo coisas diferentes para muitos jogadores diferentes. Porque, como eu disse antes, são muitos jogadores diferentes, e nem todos concordam sobre o que deveria estar em um Final Fantasy. Então você não pode juntar tudo, você só precisa continuar criando coisas diferentes até cobrir tudo.”
Embora você provavelmente não ouvirá muito mais sobre Final Fantasy 17 por um tempo – a Square Enix provavelmente nem sabe como será o jogo ainda.
A entrevista completa sobre Final Fantasy 16 com Naoki Yoshida cedida ao Games Radar pode ser acessada aqui.
Final Fantasy 16 está programado para ser lançado em 2023 para PlayStation 5.