Enquanto ele foi rotulado como um vilão em toda a campanha de marketing, El Diablo saiu como um herói em Esquadrão Suicida. Depois de usar suas habilidades para se transformar em uma espécie de Deus do Fogo, o personagem encarou o Incubus para que o plano de Rick Flag desse certo.
De acordo com o ator Jay Hernandez, ele não tinha conhecimento que seu personagem morreria.
”Foi interessante, porque houve algumas mudanças que aconteceram mais tarde. Eu não sabia como aconteceria o fim, logo no início. Para mim, era importante torná-lo bom e impressionante, e sair em um momento de glória. Em última análise, acho que funcionou para dar-lhe algum significado e algum peso emocional para o fim da história.”
O destino de Chato Santana pareceu bastante determinado na conclusão do filme, mas Jai gostaria de interpretá-lo novamente numa possível sequência.
”Claro que há a chance dele voltar. Não estou dizendo nada, apenas que é uma possibilidade.”
O personagem mostrou-se bastante retraído e não muito à vontade em se juntar aos outros para a missão, porém conforme o filme vai passando, detalhes sobre sua história é explicada e acabamos por simpatizar com alguém que convive com uma grande tragédia.
Hernandez disse que ele colocou tudo de si na cena da morte acidental de sua família em particular, a fim de levar uma mensagem emocional.
”Foi a cena que eu estava mais focado. Eu queria ter a certeza, porque parte da história gira em torno desse momento. Um monte de pessoas aleatórias e cada um com sua própria meta e direção, que se odeiam e alguns conspirando para matar uns aos outros. Depois disso, eles se sentam e decidem fazer a coisa honrosa. Acho que parte disso acontecer é a abertura que Diablo dá ao contar sua história. Foi um momento crucial e uma cena muito importante para mim.”
Esquadrão Suicida está atualmente em cartaz.