Será publicado no ano que vem o livro Beren and Lúthien, obra inédita escrita por J.R.R. Tolkien, autor dos clássicos O Hobbit e O Senhor dos Anéis. O livro será compilado e editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, e terá ilustrações de Alan Lee.
O livro conta a história de amor entre o mortal Beren Erchamion, “o Maneta”, e a imortal elfa Lúthien Tinúviel. Da união do casal nasceu a fusão entre as raças élficas e maia, onde originou toda a raça dos meio-elfos da Terra Média. Talvez o romance seja um dos contos mais importantes do Silmarillion, acontecido durante a Primeira Era. Durante o fim da Terceira Era (momento que ocorre os acontecimentos da Guerra do Anel), diversos personagens, como Aragorn, relembram da história.
A obra será publicada 100 anos após o marcante encontro entre Tolkien e sua esposa Edith nos campos de East Yorkshire. O encontro foi usado como inspiração para criar a lenda do amor proibido entre o mortal e a elfa. A história tem uma importância tão grande que na lápide compartilhada entre o autor e Edith, no cemitério de Wolvercrote em Oxford, estão encravados os nomes dos personagens.
Beren and Lúthien será lançado nos EUA em maio de 2017. E reunirá diversas versões da lenda espalhadas pelos doze volumes da série The History of Middle-earth, que foi publicado de 1983 a 1996, onde junta e analisa o material do autor inglês.