Categorias
Séries

Negan | O Que Esperar no Retorno de The Walking Dead

Domingo, 23 de outubro de 2016. O dia em que finalmente teremos o aguardado vilão Negan estreando na série televisiva The Walking Dead. A Torre de Vigilância já traçou o perfil do personagem que você pode conferir aqui. Um dos vilões mais carismáticos da HQ será uma das figuras, ou melhor, será A figura mais importante da sétima temporada dos zumbis andantes. E o cara escolhido que vai dar vida para um personagem tão importante da mitologia de TWD é Jeffrey Dean Morgan, um nome que agradou a todos.

Morgan junta o Negan a sua galeria de personagens bacanas que interpretou como o Comediante na adaptação de Watchmen, o John Winchester de Supernatural e o Thomas Wayne em Batman V Superman: A Origem da Justiça.

Quem vai ganhar o “beijo” da Lucille na TV?

O último episódio da sexta temporada parou em um momento considerado épico e divisor de águas nos quadrinhos de TWD, quando Negan mata um dos personagens principais a golpes de Lucille, o seu bastão de baseball enrolado com arame farpado.

Lucille para Negan é como uma amante que nunca irá traí-lo, uma extensão do seu braço. Também é sabido que nos quadrinhos a vitima é o queridinho Glenn (não seja chato e não reclame de spoiler, todos estão carecas de saber isso). Personagem muito queridos pelos fãs, teve seu fim em uma brutalidade que salta da página da HQ (lembro que fiquei impressionado com os desenhos na época).

Lucille “beijando” Glenn na HQ.

Na série ficou em aberto quem ganhará o beijo de Lucille. Temos entre os “sortudos”: Rick, Carl, Glenn, Daryl, Michonne, Abraham, Eugene, Aaron, Maggie, Sasha e Rosita. Algum deles vão ver Jesus (sem piadas, por favor).

Vou abrir um adendo nesse artigo: se querem saber minha opinião, seria uma forma de premiar o personagem da série e o ator Steven Yeun, se Glenn for a vitima. Ele é um personagem muito querido e a série está pedindo uma morte de peso, eu não mudaria o acontecido em relação à HQ (lembrando que esse artigo foi escrito antes do retorno da nova temporada). E, na boa, não quero ver uma morte, desculpem falar, de um personagem que não cheira e nem fede. Não quero ver Rosita, Eugene, Aaron ou Abraham levando o beijo de Lucille. Quero ver nomes de peso tomando!

Voltando à nossa programação normal, ficamos felizes em saber que Negan finalmente chegou na TV. Mas a pergunta que não quer calar: qual Negan que a TV vai entregar para a gente? Faço essa pergunta voltando no tempo, mais precisamente na terceira temporada, quando o temível Governador entrou em cena.

Nessa época eu não estava acompanhando a série na TV, mas acompanhava (como acompanho até hoje) os quadrinhos. E ao saber que o Governador iria estrear, tratei de colocá-la em dia. Maratonei a primeira e a segunda (e maravilhosa) temporadas e ansiei pelo vilão. E para mim não foi nada daquilo que esperava.

O Governador da série, interpretado pelo ator David Morrissey e o Governador da HQ.

Não se pode culpar o competente David Morrissey pela sua atuação. Ele fez o personagem de maneira magnífica. O Governador da TV era uma pessoa ruim, ambicioso, mentiroso e articulador. O problema é que o da HQ era tudo isso também, só que muito mais. E quem leu, queria pelo menos um pouco DAQUELE Governador. Esperávamos ver aquele que cortou a mão do Rick Grimes; que tortura mentalmente o Glenn; que barbariza e violenta a Michonne. Queríamos ver ESSE Governador. Não que o que tenha mostrado tenha sido ruim, mas ficou a sensação que ele foi podado.

“Ahhhhhhhh Ricardo… deixa de ser um leitor de quadrinhos chato! Você sabe que não tem como adaptar tudo com a mesma fidelidade de uma mídia para a outra…”

Sim, eu sei. Mas pode-se usar de sutilezas. Não veríamos a mão de Rick ser decepada, o próprio autor Robert Kirkman falou que esse foi um dos maiores erros que ele fez, pois acabou meio que limitando o personagem. Eu particularmente achei genial.

Não queremos ver cenas de abuso ou violência em uma série onde a indicação etária é de 16 anos, mas poderiam deixar subentendido. Enfim, passou, não vamos entrar em uma discussão de algo da terceira temporada. Olhamos para o futuro, e no futuro temos Negan.

tumblr_oerel2h2Kn1tgy54bo1_250

Mais um adendo nesse textinho: o Sneak Peek, que a Torre de Vigilância já mostrou AQUI, dá a entender que a mão do Rick será decepada pelo Negan. Que os deuses queiram que sim. Assim como a morte de Glenn por meio da Lucille e Carl perder o olho, Rick ficar “maneta” é sim importante na mitologia do próprio.

O momento crucial e tenso.

Voltando mais uma vez à nossa programação normal: o modo como a série vai trazer o Negan me deixa um pouco curioso, e por causa da experiência do Governador, com um pé atrás também. Porque Negan tem uma personalidade bem, digamos, “esporrenta©. O palavrão é uma característica dele. O próprio Jeffrey Dean Morgan comentou sobre isso tempos atrás.

Negan precisa e deve falar palavrão e quem o conhece das HQ’s sabe que ele não fala pouca coisa. A arte de insultar com comentários ofensivos, de linguagem profana e sexista é algo recorrente do personagem. Negan tem um “santuário” onde mantém mulheres que ele escolhe para serem seus “brinquedos sexuais”, algumas delas eram esposas de seus próprios capangas.

E quem tenta ter relação com alguma delas tem o rosto queimado com ferro quente como castigo.  Negan é casual, alegre, tem um humor perverso e uma selvageria que se alimenta de violência e caos, e isso deixa o personagem apaixonante.

O discurso que procede o golpe.

E qual o Negan que queremos ver? Qual que merecemos ver? Bem amigo leitor, mesmo sabendo que não será possível ver 100% da HQ, eu quero ver algo mais próximo possível. Espero que não tentem humanizar o personagem, para que o grande público simpatize com ele. Não. Negan não é isso.

Negan conquista pelo seu jeito malévolo e desbocado. Ele é um cara que matou um personagem importante e querido e, mesmo assim, o vilão é amado. Ele conquista com sua forma de agir e palavreado pesado e sujo, com sua astúcia e sangue frio.

E é isso que esperamos que a série nos entregue, sem muitas invenções, sem muitos rodeios; esse é o Negan que queremos e merecemos, como leitores da HQ ou espectadores da série.

Por Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com