Segundo informações da Variety, a Disney superou os recordes da indústria cinematográfica, alcançando uma nova marca para as bilheterias mundiais anuais por se tornar o primeiro estúdio a superar os 7 bilhões de dólares arrecadados. Tudo isso com a grande ajuda de um spinoff de Star Wars, um trio de animações de sucesso e dois filmes da Marvel. Uma lista grande de blockbusters lançados neste ano comprova o quão competitiva a Disney tornou-se para os outros estúdios maiores.
Rogue One: A Star Wars Story foi lançado no último final de semana e já angariou cerca de 300 milhões de dólares globalmente, sendo esperado dominar as vendas de ingressos durante os feriados de final de ano. A Universal tinha o recorde anterior de 6,89 bilhão, graças a blockbusters como Velozes e Furiosos 7, Minions e Jurassic World.
Durante esse ano, a Disney tornou-se o estúdio que mais rapidamente obteve 2 bilhões domesticamente, 3 bilhões internacionalmente e 5 bilhões globalmente.
Além de Star Wars, o sucesso da Disney em 2016 deveu-se também a três filmes (Procurando Dory, Capitão América: Guerra Civil e Zootopia) que superaram a barreira do 1 bilhão na bilheteria mundial, e Mogli: O Menino Lobo, perto com 966,6 milhões. Foram bem ainda: Moana e Doutor Estranho. Mas nem tudo que a Disney produziu recebeu aprovação do público. O Bom Amigo Gigante e Alice Through the Looking Glass falharam em entusiasmar suas audiências e figuram na lista dos maiores fracassos deste ano.
“Essa marca histórica foi possível por todos os filmes dos nossos estúdios trouxeram o melhor para as salas de exibição, contando grandes histórias de todos os tipos que ressoaram com o público, atravessando barreiras, gêneros e gerações,” disse Alan Horn, chairman da Walt Disney Studios, em um comunicado. “Esses filmes trabalham porque cada um deles tem não somente algo para todo mundo, mas tudo para alguém.”
Sob liderança do chefe da Disney, Bob Iger, a companhia cresceu em tamanho. O estúdio gastou mais de 15 bilhões de dólares para comprar a Marvel, Pixar, e Lucasfilm. Esse investimento está comprovadamente ao longo dos anos como sendo de fácil retorno. Essas compras deram à Disney os direitos de personagens icônicos como Luke Skywalker, Darth Vader, Buzz Lightyear, Capitão América, Homem de Ferro, e Os Incríveis.
Junto com essas várias conquistas, a Disney é responsável por cinco das 10 maiores bilheterias do ano mundialmente, domesticamente e internacionalmente. Os 04 lançamentos com mais arrecadação são todos filmes da Disney.