Em um ano em que tivemos Stranger Things, Westworld, American Crime Story, entre outros “hits”, muitas séries passaram despercebidas pelo publico geral. Hoje vamos indicar uma dessas séries que, na minha opinião, foi a melhor série de 2016: The Young Pope.
Criada e dirigida por Paolo Sorrentino (A Grande Beleza), The Young Pope narra a história de Lenny Belardo (Jude Law), agora sob o nome de Pio XII, o primeiro pontífice norte-americano a ser escolhido como líder da Igreja Católica, um papa charmoso e pouco convencional que pode parecer o resultado de uma estratégia de mídia, mas está decidido modificar radicalmente o Vaticano.
The Young Pope é uma co-produção dos canais Sky Atlantic, Canal + e HBO. A série já foi exibida na Europa, no final de 2016, mas sua estreia internacional ocorrerá em 15 de Janeiro de 2017. No Brasil, ainda não tem data para chegar. Uma segunda temporada já está em pré-produção.
Jude Law faz em The Young Pope, o papel da sua vida, seu Pio XIII é genial e indecifrável e merece estar entre os chamados “Homens Difíceis“, especialmente pelo seu jeito anti-heroico à la Tony Soprano. Apesar de jovem, Pio XIII tem ideais muito tradicionais, e ele emprega isso em seu Papado. Não darei muitos detalhes, pois contém alguns spoilers. Junto a Law, temos a excelente Diane Keaton que interpreta a Irmã Mary, que cuidou de Lenny durante a infância e foi escolhida para ser assistente de Pio XIII, e Silvio Orlando no papel do Cardial Voiello, responsável pela estratégia que elegeu Lenny como o novo Papa.
A fotografia e a trilha sonora são sensacionais. Cada ângulo, cada musica, são muito bem encaixadas durante a série, em especial a abertura da mesma. É uma produção impecável, que provavelmente irá te deixar com vontade de procurar a filmografia de Sorrentino.
The Young Pope prova que ainda estamos vivendo na Era de Ouro da Televisão.
The Young Pope é um basicamente um filme de 10 horas com início, meio e fim. E que mesmo que não tenha uma segunda temporada, isto não tirará o brilho desta obra. É uma obra prima que com certeza será muito bem falada em 2017, e talvez causará algumas polêmicas.
PS: A expressão “Homens Difíceis” veio do livro, de mesmo nome, escrito por Brett Martin, que conta os bastidores das maiores séries da televisão, como The Sopranos, The Wire, Mad Men, Breaking Bad, entre outras, você obtê-lo clicando aqui.