Há algum tempo, o artista Alex Ross divulgou um teaser com heróis clássicos da Marvel Comics e heróis que assumiram um legado desses personagens, e isso foi intitulado de Generations. Especulou-se muito sobre o que seria esse novo projeto da casa das ideias. Se seria uma nova saga, uma nova linha editorial, ou até mesmo uma história especial fora da cronologia, mas no fim.
Foi anunciado que se trata de um especial de dez histórias que contarão com uma parceria entre heróis originais e aqueles que assumiram seus codinomes e funções.
A Marvel disponibilizou quais serão os dez títulos e seus respectivos escritores:
- Homem de Ferro (Tony Stark e Riri Williams) – escrito por Brian Michael Bendis
- Homem-Aranha (Peter Parker e Miles Morales) – escrito por Brian Michael Bendis
- Miss Marvel (Carol Danvers e Kamala Khan) – escrito por G. Willow Wilson
- Thor (Odinson e Jane Foster) – escrito por Jason Aaron
- Gavião Arqueiro (Clint Barton e Kate Bishop) – escrito por Kelly Thompson
- Hulk (Bruce Banner e Amadeus Cho) – escrito por Greg Pak
- Jean Grey (jovem e mais velho) – escrito por Dennis Hopeless
- Wolverine (Logan e X23) – escrito por Tom Taylor
- Capitão Marvel (Mar-Vell e Carol Danvers) – escrito por Margie Stohl
- Capitão América (Steve Rogers e Sam Wilson) – escrito por Nick Spencer
“Nós estamos procurando honrar o legado de todo o Universo Marvel, por isso estamos pegando os heróis com um legado icônico e ligando-os com a nova geração.” disse o editor chefe da Marvel, Axel Alonso. “Isso indica para onde vamos no futuro com todos esses personagens e o que planejamos há algum tempo para o universo”.
Alguns desses personagens se juntaram em um passado muito recente, mas outros são notáveis por serem raros – e em alguns casos, estão mortos na continuidade atual, como Bruce Banner, a Jean Grey adulta e Mar-Vell. Lembrando que o Logan principal também está morto, ou seja, nesse encontro, possivelmente não utilizarão o Velho Logan, mas sim o Logan original.
Alonso ainda disse que eles têm um “dispositivo engenhoso” para facilitar essas histórias acontecerem – e sim, será na continuidade atual da Marvel.
“Como fizemos isso é parte da diversão”, disse ele. “Agora, Rogers não é muito bom. Por que Sam quer se unir a ele? Banner está morto? Logan está morto? Estas são questões que precisam ser vistas. O que eu vou te dizer é que temos um dispositivo engenhoso para trazê-los de volta“.
Alonso prometeu que o “dispositivo engenhoso” não é viagem no tempo ou realidades alternativas – um dispositivo de história comumente usado no passado para facilitar esses encontros de legado.
“Eu gostaria de poder lhe dizer o mecanismo [para trazer esses personagens de volta], mas isso também é um pouco de spoiler“.
Bendis, que escreverá tanto o encontro entre Peter Parker/Miles Morales e Tony Stark/Riri Williams, diz que tem um “potencial fascinante“. Vale lembrar, que ele também já escreveu um encontro semelhante entre Peter Parker e Miles Morales em 2012 na minissérie Spider-Men.
“A ligação espiritual entre Peter e Miles é tão fascinante porque eles são tão diferentes, têm temperamentos diferentes, motivações diferentes, diferentes criações, mas sua conexão permite que escritores como eu mergulhem no princípio central do Homem-Aranha; com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e examiná-lo de uma perspectiva completamente diferente.“
Outro encontro de legado será o da atual Miss Marvel, Kamala Khan, e a antiga, Carol Danvers, que agora atende por Capitã Marvel.
“Em seu coração, Miss Marvel é sobre crescer, e uma grande parte de crescer é descobrir que seus ídolos não são perfeitos – e perdoando-os por suas falhas, você ganha uma compreensão adulta de si mesmo.“, disse G. Willow Wilson, atual escritora e co-criadora da Kamala. “Carol e Kamala têm um tipo de relacionamento próximo, mentor/estudante, mas isso foi testado de algumas maneiras muito sérias. Elas estiveram em lados opostos em questões importantes.“
Para a Novíssima Wolverine, o escritor Tom Taylor reunirá Laura e Logan para continuar a transição do passado violento de Laura.
“Estar ao lado de Logan só fortalecerá a determinação de Laura de ser a melhor que existe no que ela faz“, disse Taylor. “Logan lutou contra seus demônios, literalmente, até o seu último suspiro de vida. Laura superou a maioria de seus próprios demônios em Novíssima Wolverine. Ela está pronta para mostrar o que mais suas garras podem fazer. Está pronta para se afastar de seu passado violento e usar suas garras para o bem. Você sabe, usar para o bom fatiamento.“
As dez histórias de Generations serão lançadas entre Julho e Setembro nos EUA. Ao mesmo tempo que a nova saga da Marvel, Império Secreto.