A nova temporada de animes começou recentemente no Japão. Entre histórias novas e adaptadas, algumas sempre se destacam, seja pela história envolvente, personagens cativantes ou uma boa animação. Ushio to Tora possui as três qualidades.
Mangá criado por Kazuhiro Fujita, Ushio to Tora narra a história de um garoto chamado Ushio Aotsuki, e seu “amigo” yokai, Tora. A família Aotsuki mantém um templo no Japão há mais de 500 anos onde, segundo a história narrada por Shigure (pai de Ushio), um samurai derrotou um grande yokai (demônio, em japonês) através do uso de uma lança mágica.
Apesar de não saber a procedência da história contada pela família (bem duvidosa, por motivos óbvios), Ushio acaba encontrando algo intrigante em seu porão: tal demônio, Tora, preso na parede através da lança mágica, impedido de se movimentar. Ao fazer tal descoberta, o garoto liberou a aura demoníaca da criatura, atraindo uma diversidade absurda de monstros para a região, fazendo com que Ushio (com os poderes da lança mágica) se alie a Tora para combater possíveis inimigos.
Apesar da premissa simples, Ushio to Tora durou longos seis anos de publicação (de 1990 à 1996). Totalizando 33 volumes, este mangá já foi animado algumas vezes em OVA’s, até chegarmos em 2015, ano em que a obra ganhou uma série animada inserida na mais recente temporada de animes. E do que foi mostrado até agora, em míseros três episódios, já deu pra notar que é uma série divertidíssima.
A sinopse acima não mente. Se você é um fã do gênero (animes shounen com yokais), este anime é um prato cheio para a diversão. O primeiro episódio serve como uma introdução aos personagens, e estabelece bem a premissa proposta. Este mesmo primeiro episódio foi ao ar no dia 03 de Julho de 2015, e através dele você já é fisgado para este mundo maluco.
Algo interessante que merece ser comentado é que não há uma negação das origens noventistas desta obra. Apesar de ser um anime moderno, a equipe de animação fez questão de utilizar um traço que remete à clássicos com Yu Yu Hakusho e InuYasha.
Todos os personagens são ótimos. A dinâmica entre Ushio e Tora (visível apenas para seu companheiro) é muito engraçada. Como Tora ficou preso por mais de 500 anos, aulas de história na escola o fascinam de uma forma absurda. Outra ótima sacada é o fato de Tora só ajudar Ushio para que, no futuro, ele possa devorá-lo. E no último episódio exibido (o terceiro) você já começa a notar que não é só isso. Há uma amizade em desenvolvimento.
As amigas (e possíveis interesses amorosos) de Ushio, Asako Nakamura e Mayuko Inoue, também marcam presença constantemente. Ambas são personagens chaves do que foi mostrado até agora nos episódios iniciais, e aparentemente haverá um desenvolvimento maior com o passar do tempo. E isso é um dos únicos pontos fracos do anime até agora: parece que não há uma motivação maior por trás das batalhas contra os yokais. É meio raso, apenas um expurgo. Mas a diversão proposta compensa isso.
Ushio to Tora inaugura uma área de análises de animes na Torre de Vigilância. A cada três episódios, este anime (e outros futuramente, claro) será comentado através de uma análise. Serão abordados aspectos como: histórias contadas, desenvolvimento dos personagens, trilha sonora, etc. Este é o primeiro de muitos.
E sobre a trilha sonora, antes de encerrar esta primeira análise, uma grande verdade deve ser dita: tanto a abertura quanto o encerramento de Ushio to Tora são incríveis. Ótimas músicas com vídeos muito bons.
https://www.youtube.com/watch?v=POedWN3dawQ
Ficou interessado? Este anime pode ser acompanhado semanalmente através do serviço de streaming Crunchyroll. É gratuito, mas você pode ser um membro premium para obter uma melhor qualidade de vídeo (sem propagandas). Existe também um aplicativo para mobile.
Os episódios de Ushio to Tora são exibidos às sextas-feiras. Serão 26 episódios no total.