E cá estamos nós para mais uma temporada repleta de desenhos chineses.
A temporada de Verão promete! Só nesse primeiro dia tivemos a estreia de três animes: um baseado em eroge com lolis, um soft hentai e outro sobre um esporte que ninguém conhece. TOP!
E é sobre esse último que falarei, até porque foi o único que tive coragem de assistir.
Hanebado! é um sobre Badminton que se passa em uma escola, mas especificamente no Ensino Médio.
O anime é produzido pelo estúdio LIDEN FILMS, conhecido pelo anime Terra Formars. A direção está nas mãos de Ezaki Shinpei, que é relativamente novato nesse cargo, porém já dirigiu episódios de Ao no Exorcist e Shingeki no Kyojin.
O que é Badminton, você deve estar se perguntando, meu caro leitor. Eu também não faço idéia.
Segundo o nosso grande amigo Wikipédia, “Badminton ou badmínton[1] é um desporto individual ou de pares, semelhante ao ténis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede”
Ou seja, é um TÊNIS COM PETECA .
Empolgante, não é mesmo?
De longe um dos pontos que mais me chamaram a atenção, foi o seu clima. O anime já começa no passado com uma partida de Badminton com uma atmosfera pesada e cheia de tensão, mérito para a direção. E então vemos ambas jogadoras se perguntando do porque estão praticando aquele e esporte.
Depois corta para a abertura, que é até legal, mas é alegre e não combina com o resto do episódio.
No resto do episódio, o clima pesado continua, e o elenco de personagens vai sendo apresentado. O drama é muito bem feito e dosado, fazendo com que o espectador o compre.
Temos a inclusão da personagem Hanesaki Ayano, que curiosamente é parte do título internacional do mangá: The Badminton Play of Ayano Hanesaki!. E então temos a primeira virada no episódio.
O anime termina com um gancho para uma partida entre as protagonistas.
Outro ponto positivo de Hanebado!, é a sua direção. Ela é realmente muito boa, você consegue acompanhar o que está acontecendo. Temos takes em câmera lenta, com closes na peteca, que são ótimos. Sem falar que a animação é espetacular, algo que eu espero que se mantenha ao longos dos 13 episódios.
O anime também possui uma cinematográfica incrível.
O grande ponto negativo não poderia ser outro: closes desnecessários nas personagens. Eu sei que reclamar de sexualização em animes não leva a nada, afinal é do Japão que estamos falando, mas não precisava, no meio de uma cena de discussão dramática, focar nas bundas das personagens.
A direção, que como já disse é muito boa, mas direto temos cenas com focos nos peitos das garotas se mexendo. Ok, que esse seria óbvio ter, afinal é o que acontece na vida real por motivos de física, mas, de qualquer forma, não precisa focar.
NOTA PARA ESSA ESTREIA: 8/10
Hanebado! está disponível no Crunchyroll.
EXTRA:
Fontes internas me informaram que o anime é bastante diferente do mangá, trazendo somente os personagens e alguns plots. Fui conferir o primeiro capítulo, e de fato, o anime é quase todo original. É claro que eu não sei como o mangá está atualmente, então não tenho como prever nada. Mas a mudança mais significativa é em relação ao clima. Como eu disse acima, um dos pontos positivos do anime para mim, foi o seu clima mais pesado.
O mangá é bem mais leve e alegre, será que o anime mudará daqui para frente? Resta acompanhar para saber.