O Google, durante o seu painel na Game Developers Conference 2019, anunciou oficialmente a sua entrada no mundo do games, com a revelação do Google Stadia, uma plataforma totalmente baseada em streaming.
https://twitter.com/GoogleStadia/status/1108053792203984896
https://twitter.com/GoogleStadia/status/1108066277992607744
O que é o Google Stadia?
O Google Stadia será uma plataforma de streaming de games. Ele possui uma GPU de 10.7 teraflops, o que é superior ao PlayStation 4 PRO e Xbox One X juntos. Ele será integrado com os serviços da Google, como o YouTube.
Como irá funcionar o Google Stadia?
Ela funcionará através dos servidores do Gooogle, e poderá ser jogado através do Computador, Tablets, Celulares e Televisões. Também foi anunciado o Stadia Controller, que funcionará em todos os dispositivos citados acima.
Ele funcionará através de conexão Wi-fi. Ele possui um botão de Save Share, onde os jogadores poderão salvar e compartilhar seus saves com várias pessoas. O botão Google Assistente, abrirá uma janela onde os jogadores terão acesso a dicas de como passar das fases ou puzzles.
No lançamento, o Google Stadia estará trazendo resolução 4k e 60 fps. Há planos para 8k e 120 fps no futuro. Foi confirmado que terá cross-plataform, mas não foram divulgados com quais consoles.
A função Crowd Play, permitirá aos usuários que estiverem assistindo uma stream, a entrada na sala do streamer em questão, podendo jogar com ele. Foi utilizado o game NBA 2K como exemplo.
Quais jogos estarão disponíveis?
Até o momento, foram confirmados Assassin’s Creed Odyssey e DOOM Eternal, prometendo 4K e 60 fps no lançamento. Porém, durante o painel, foram mostrados vídeos de Shadow of the Tomb Raider e NBA 2K.
Liderada por Jade Raymond, o Google anunciou o estúdio focado em exclusivos chamado de Stadia Games and Entertainment, e irá colaborá com outros estúdios.
Lançamento:
Google Stadia será lançado ainda esse ano nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa. O preço não foi divulgado.