A elogiada graphic novel A Marcha – John Lewis e Martin Luther King em uma história de luta pela liberdade – Livro 1, já está sendo vendida em terras brasileiras com publicação da Editora Nemo. A obra foi escrita pelo parlamentar norte-americano John Lewis e Andrew Aydin e tem desenhos de Nate Powell.
A Marcha foi lançado originalmente em agosto de 2013 nos Estados Unidos, e é a primeira parte de uma trilogia que foram publicados nos dois anos seguintes. É um retrato sobre o movimento de direitos civis na América, sob a perspectiva de Lewis e a influencia exercida sobre ele pelo ícone Martin Luther King.
A trilogia apresenta a longa batalha de John Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta pelo fim das políticas de segregação no país. A Marcha aconteceu em agosto de 1963, em Washington/DC e reuniu quase 300 mil pessoas. O emblemático discurso de King onde ele diz a frase “Eu tenho um sonho”, foi realizado durante os atos.
A história começa na famosa Marcha de Selma até Montgomery, onde os manifestantes foram atacados violentamente por policiais (recomendo assistir o filme Selma: Uma Luta pela Liberdade), acompanhando a narrativa de John Lewis, e seu comprometimento com a justiça e a não violência, que o levou sair de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano. De uma sala de aula segregada para a marcha de Washington. Dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade, pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama.
A Marcha foi a primeira HQ a ganhar o National Book Award, um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos, que geralmente só premia livros. O Volume três levou na categoria Literatura Juvenil no ano de 2015.
A Marcha – John Lewis e Martin Luther King em uma história de luta pela liberdade – Livro 1 tem formato 17 x 24 cm, 128 páginas, capa cartonada e está com um desconto de 15% no site da Amazon Brasil.
A Editora Nemo pretende lançar os outros volumes por aqui também. Esperamos ansiosos. Fiquem ligados na Torre de Vigilância para futuros detalhes.