Detective Comics

Análise | Punho de Ferro: A Arma Viva

Escrito por Guilherme Chaves

Depois de muito tempo sem lançar algum material solo sobre nosso herói Daniel Rand, recentemente a Panini lançou Punho de Ferro: A Arma Viva. São dois encadernados no total e o primeiro volume já foi levado às bancas recentemente no mês de outubro.

Com arte e roteiro de Kaare Andrews (Doutor Octopus: Origem e Surpreendentes X-men), Punho de Ferro: A Arma Viva, explora muito a psique do personagem, mostrando tudo que ele sente e o que já sentiu em relação aos acontecidos que o transformaram no herói de aluguel. A trama consegue te surpreender quase a cada folheada, consequentemente, a leitura acaba sendo fluida, rápida e bastante prazerosa, devido às surpresas.

Parte marcante da origem de Daniel Rand

Parte marcante da origem de Daniel Rand

A origem também é algo bem abordado dentro do encadernado, com muitos flashbacks dentro da história, vemos o que aconteceu com os pais de Danny antes dele chegar a Kun Lun, e em momentos oportunos é mostrado grande parte do seu treinamento na cidade mística.

Um ponto alto dentro da história, é a abordagem da relação e do respeito do herói com seu mentor Lei Kung, o Trovejante, uma convivência de “pai e filho” muito bem explorada, envolvendo traumas e conquistas, algo que consegue moldar a mente de Daniel em certos pontos.

lutas

Outro ponto interessante é como a arte se encaixa com o estilo da HQ. Inicialmente aparenta ser uma arte comum, mas no desenrolar, o leitor percebe como ela é perfeita para aquele personagem. Nas cenas de luta, por exemplo, os desenhos parecem se mexer e o modo com que o artista utiliza os quadros é sensacional.

Capas variantes da primeira edição:

 

O encadernado é ideal para conhecer sobre a origem e vida do Punho de Ferro (Se você não leu nada sobre o herói, fique tranquilo, não irá se perder em momento algum) e é um ótimo ponto de entrada para a vindoura (ou não) série do herói. Mas se você quiser ir mais a fundo, a saga pode ser considerada uma continuação da fase do Ed Brubaker (publicada no Brasil em Marvel Apresenta: Punho de Ferro 1-3) por referenciar alguns pontos encontrados nessas HQs.

Punho de Ferro: A Arma Viva #1, tem 132 páginas, seu preço de capa é R$19,90 e reúne as edições Iron Fist : The Living Weapon 1-6.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Guilherme Chaves

Administrador Público de dia, Projeto de Cheff de noite e redator da Torre nas horas vagas.