Shingekin no Kyojin, traduzido para português como Ataque dos Titãs é um mangá escrito por Hajime Isayama. A Panini Comics é responsável por sua produção nacional, atualmente está em sua décima primeira edição publicada, sem contar alguns spin-offs.
Ataque dos Titãs é uma história sobre um mundo pós-apocalíptico onde criaturas gigantescas devastaram quase toda a população mundial, devorando-a. Com isso, três pequenas cidades foram construídas com muralhas enormes que medem cerca de 50 metros (maiores que os titãs) e deixaram os sobreviventes povoando aquelas cidades, que são divididas por questões políticas. Nisso, é quando entram os três protagonistas da história, Eren Yeager, Mikasa Ackerman e Armin Arlelt.
Os três não sabem nada de como é o mundo fora das muralhas, pois já se passaram mais de 100 anos desde quando os titãs chegaram. Eren Yeager é um jovem que tem como objetivo entrar na ‘’Tropa de Exploração’’ e contribuir com os interesses de sua cidade. Já Mikasa Ackherman é a mais habilidosa entre os três, irmã adotiva de Eren, está mais preocupada com a proteção de seu irmão do que com sua própria, ou entrar em alguma tropa. Armin Arlelt é o jovem mais inteligente, que tem certas habilidades para planejamento, mas em campo suas habilidades são quase zero.
O clímax da história é quando algo que era quase impossível, acontece. Ou melhor, aparece: um Titã Colossal com mais de 60 metros de altura, quebrando uma muralha e fazendo com que vários titãs entram na ruptura. Consequentemente dezenas morrem, fazendo toda a população ir para a segunda cidade. Passado alguns anos desde o acidente, Eren, Mikasa e Armin devem proteger seu povo e descobrir mais sobre o Titã Colossal, além de lutarem por sua sobrevivência.
A trama é coberta de suspense, emoção e mistério, apesar de ter um discurso político raso, algo que deveria ser mais abordado na história. O mangá consegue agradar o leitor, deixá-lo sem fôlego em alguns momentos e muito ansioso para o próximo volume. O acabamento e a tradução da Panini estão ótimos, sendo assim, é recomendável tê-lo em sua estante e acompanhar cada edição.