Categorias
Quadrinhos

AVEC | Conheça Alena, premiada graphic novel sueca de terror

Lançamento do mês de março da AVEC Editora, Alena é uma graphic novel sueca criada por Kim W. Andersson, com uma trama que mistura elementos de romance e terror. A HQ é a segunda empreitada com quadrinhos europeus feita pela editora, casa brasileira da personagem January Jones.

Capa nacional aberta.
Capa nacional aberta.

Kim W. Andersson estreou no mercado de quadrinhos com a série de curtas Love Hurts, no ano de 2009, e a partir desta o autor já estabeleceu seu estilo de contar histórias. Alena é sua primeira empreitada com uma narrativa mais longa, e foi vencedora do Swedish Comics Academy’s Adamson, prêmio de quadrinhos de maior importância da Suécia, além de ter sido publicada nos EUA pela Dark Horse, casa de famosas séries como Hellboy e Conan.

Confira abaixo a sinopse da obra:

“A vida de Alena é um inferno. Desde que começou a estudar em um colégio cheio de colegas esnobes, ela sofre bullying de Filippa e das outras meninas do time de lacrosse. A melhor amiga de Alena acha que já chega de aguentar todo esse abuso. Seja da conselheira, do diretor, de Filippa ou de qualquer outra pessoa nessa escola repulsiva.

Josefin promete resolver o assunto por conta própria a menos que Alena dê o troco. Só existe um problema: Josefin está morta há um ano.

O autor brinca com a dicotomia entre vilania e heroísmo através da protagonista da obra, e a trama é baseada em suas próprias questões e sentimentos crescentes, tornando-a também uma história sobre amadurecimento. Em 2015 a obra foi adaptada para o cinema, com um longa dirigido e roteirizado por Daniel di Grado, com textos de Kerstin Gezelius e Alexander Onofri.

Pôster do filme "Alena" (2015).
Pôster do filme “Alena” (2015).

Andersson também é fã da banda brasileira ‘Sepultura‘. Em um recado deixado por ele, afirmou que deseja visitar o Brasil logo, e que gostaria que os membros da banda de heavy metal possam ler seu quadrinho.

Alena possui 120 páginas em papel couché 115g fosco encadernadas em capa cartão no formato 19 x 28 cm e valor de capa sugerido de R$ 59,90.

Por Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.