Categorias
Quadrinhos

Batgirl | Primeiro casamento transgênero dos quadrinhos tradicionais

Uma das tendências atuais nos quadrinhos são as políticas progressistas, que buscam dar mais espaço e foco em um público mais específico. Mostrado na edição #45 do título Batgirl, presenciamos o primeiro casamento transgênero entre personagens nos quadrinhos tradicionais (Marvel  e DC Comics). Se a dois anos atrás, a DC vetou o casamento um homossexual entre as personagens Kate Kane (Batwoman) e Maggie Sawyer, é perceptível  uma certa mudança na editora, pois recentemente a Mulher Maravilha foi oficiante de um casal lésbico, e agora, Alysia Yeoh, uma mulher transgênero e uma das amigas da Batgirl, se casou com uma mulher.

por Babs Tarr
por Babs Tarr

Alysia surgiu em 2013 nas revistas da Batgirl como sua melhor amiga, quando as histórias ainda eram escritas por Gail Simone. Em 2014 a equipe criativa da revista mudou e a aparição da personagem se tornou menos frequente. Os planos do casamento da personagem  vieram de Brenden Fletcher e Cameron Stewart, os escritores atuais do título.

Entre os quadrinhos tradicionais (Marvel e DC), esse acontecimento é um marco, já que costumam ser mais conservadores em suas políticas, diferente de editoras menores, onde tal tema já fora abordado antes.

Por Guilherme Chaves

Administrador Público de dia, Projeto de Cheff de noite e redator da Torre nas horas vagas.