Cinema

Crítica | Guardiões da Galáxia Vol. 2

Escrito por Tiago Bacelar

O primeiro Guardiões da Galáxia estreou em 2014, apresentando as aventuras de Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket e Groot para o público nos cinemas. A produção arrecadou 773,33 milhões de dólares na bilheteria mundial.

Três anos depois, o diretor James Gunn traz a sequência Guardiões da Galáxia Vol. 2, o décimo quinto filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), na sequência de Doutor Estranho. Desta vez, o grupo de heróis intergaláticos parte em uma jornada em busca dos mistérios da paternidade de Peter Quill.

landscape-1468945290-guardians-of-the-galaxy-vol-2

O longa-metragem é marcado fortemente pela temática da família e do desenvolvimento dos Guardiões, em uma trama que se passa apenas três meses do primeiro filme. A jornada deles ganha a companhia de Nebula, Mantis e Yondu.

Zoe SaldanaKaren Gillan são um dos grandes destaques, aprofundando de maneira intensa o relacionamento das irmãs Gamora e Nebula, e a conturbada infância com o pai Thanos. As interações entre Pom KlementieffDave Bautista como Mantis e Drax marcam o tom do filme, passando do humor ao drama. A relação entre Yondu e Peter Quill também ganha novos contornos.

Guardians-of-the-Galaxy-Vol-2-wallpaper

Groot em sua versão bebê é o grande condutor, juntamente com o personagem de Chris Pratt, para inserir as músicas do Awesome Mix Vol. 2, passando por Eletric Light Orchestra, George Harrison e Cat Stevens, cuja música Father and Son aparece em um momento belíssimo e emocionante da narrativa. A trilha está dentro do filme, da diegese da narrativa. Caixas de som, aparelhos e walkman permeiam os cenários para mostrar a conexão da história com as canções dos anos 1980.

O universo cósmico do MCU é ampliado de forma magistral por James Gunn, seja pela fotografia refinada dos planetas apresentados, ou pelos diversos novos personagens ao longo da produção como Ayesha, Stakar, e Ego: o Planeta Vivo. Ainda nesse aspecto, os easter-eggs espalhados por Guardiões da Galáxia Vol. 2 são um deleite para os fãs dos quadrinhos da trupe estelar. Stan Lee tem uma de suas maiores aparições de todo o MCU com mais de 1 minuto de tela.

guardians-galaxy-2-script-finished

Vale conferir também todos as cinco cenas pós-créditos, que abrem diversos rumos muito importantes para o futuro das produções da Marvel Studios. É um filme que mescla humor, ação e drama de maneira muito bem dosada. Ao final da sessão, o espectador fica com um gosto do futuro dos Guardiões da Galáxia em Guerra Infinita, Vingadores 4 e no Volume 3.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi filmado no Pinewood Atlanta Studios, em Fayette County, na Georgia. As filmagens começaram em fevereiro e foram finalizadas em junho.

Guardians-of-The-Galaxy-2-4K-2017

A produção é escrita e dirigida por James Gunn, sendo estrelada por Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Michael Rooker, Karen Gillan, Sean Gunn, Glenn Close, Pom Klementieff, Elizabeth Debicki, Ving Rhames, Sylvester Stallone, Michelle Yeoh, Miley Cyrus, Michael Rosenbaum, Chris Sullivan, e Kurt Russell.

O filme chega aos cinemas nesta quinta-feira, 27 de abril.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tiago Bacelar

Estudante de Direito e formado em Jornalismo e em Cinema. Gosta de filmes e seriados de gêneros variados. Escreve para a Torre de Vigilância desde 2015.