Alejandro G. Iñárritu se consagrou por sua direção em Birdman. Agora em sua nova empreitada com o filme O Regreso, o diretor tem muitas chances de levar mais uma estatueta para casa e deixar seu nome registrado no mundo do cinema.
O longa é ambientalizado durante conflitos entre nativos-americanos e americanos no Velho Oeste no ano de 1823. Por consequência de alguns ataques, um grupo de americanos liderados por Andrew Henry (Domhnall Gleeson) devem fugir antes que percam tudo que haviam conseguido durante sua expedição. Entre 10 sobreviventes, os destaques são para: John Fitzgerald (Tom Hardy), Fryman (Brendan Fletcher) e o protagonista Hugh Glass (Leonardo DiCaprio). Na tentativa de sobrevivência, o grupo se depara com alguns problemas quando Glass é ferozmente atacado por um urso. Vendo a atual situação, os colegas decidem deixá-lo sozinho, consequentemente a jornada por vingança de Hugh se inicia.
A trajetória do personagem de DiCaprio é acompanhada por muita tensão, mas também por uma fotografia e uma direção artística que se preocupa com cada detalhe do filme. Total mérito de Jack Fisk e Emmanuel Lubezki. Como também em Birdman, Iñárritu não abriu mão do plano-sequência presente em grandes partes da história. É fato que O Regreso dependeu bastante desses elementos para conseguir liderar a maior premiação do cinema mundial.
Claro que apesar disso tudo, os holofotes ainda ficaram focados em Leonardo DiCaprio e sua probabilidade de ganhar seu primeiro Oscar. Primeiramente, Tom Hardy não se intimidou com isso e ainda conseguiu fazer um grande papel, mantendo seu padrão de qualidade reconhecido pelo público em geral. Em segundo lugar, DiCaprio tem muitas possibilidades de ganhar o grande prêmio. Sua atuação é ridiculamente bonita carregada de muita emoção e da experiência do ator.
Se alguém me disser que as 12 indicações de O Regresso foram um erro eu serei obrigado a discordar, pois ele é um forte concorrente e além disso tem uma equipe extremamente boa no que faz.
Gosto de dizer que um filme vai entrar para história do cinema, mas O Regresso tem uma grande tendência de ser conhecido como o filme que ”deu o Oscar para Leonardo DiCaprio finalmente”. Com absoluta certeza, ele merece.