X-Men Apocalipse é um filme diretamente ligado aos eventos de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e X-Men Primeira Classe. A vitória de Mística contra Magneto na Casa Branca anos atrás causou mudanças em todo o planeta. Os humanos passaram a respeitar mais os mutantes. Os jovens com poderes recém-descobertos (Tempestade, Noturno, Jean Grey, Mercúrio e Ciclope) admiram Mística como uma heroína. E Magneto escondeu-se do mundo. Casou e tem uma filha. Moira MacTaggert trabalha para a CIA. Xavier reabriu sua escola de mutantes e a Terra parece viver um momento de paz. É nesse contexto que X-Men Apocalipse vai se desenvolver.
O filme começa muito bem mostrando a origem de Apocalipse e de seus 04 Cavaleiros no Egito Antigo, três mil anos atrás. É uma sequência longa e magistral com muitos figurantes e efeitos especiais, apresentando ao público o status de divindade do poderoso mutante. Depois temos a abertura com momentos da humanidade, como o Renascimento e as grandes guerras, até chegarmos no ano de 1983, período que se passa a história.
Jean Grey e Ciclope tem um grande espaço em cena, desenvolvendo bem seus personagens, através da aparição dos seus poderes, o relacionamento profundo deles e a tentativa de dominar seus medos e ter controle sobre suas habilidades mutantes. Existe uma conexão de Jean Grey com Charles Xavier e com a Fênix. Mercúrio é outro destaque, principalmente nas sequências de ação. Noturno também se sobressai pelo seu humor e pela sua importante participação em momentos chaves da trama.
Magneto é remexido profundamente em X-Men Apocalipse na sua relação com Xavier, no seu sofrimento nos campos de concentração nazistas, na sua tragédia familiar e na redescoberta do seu lado mutante. Apocalipse sente-se um Deus. A interpretação que Oscar Isaac dar a ele é de um mutante superior à todos. Ele é o típico vilão de pura maldade e grandes poderes.
Dos 04 Cavaleiros do Apocalipse, Tempestade e Magneto são os mais bem trabalhados. Anjo e Psylocke tem pequenas e pontuais participações durante o filme, principalmente em cenas de ação, sem muito destaque na trama. A cena com Wolverine é excelente e remete à fase Arma X dos quadrinhos. Mística aparece bem menos do que aparentava pelos trailers.
O final é bem clássico do bem contra o mal. Enfim, para quem curte Fan-Service, os quadrinhos de X-Men e um filme com muita ação, humor e diversão, é uma boa pedida. E não saia da sala antes de tudo acabar. Tem uma cena pós-credito que fora de contexto podem deixar muitos leigos sem entender. Ela tem ligações com a Corporação Essex, de Nathaniel Essex, alter-ego do Dr. Sinistro.
X-Men Apocalipse estreia nos cinemas brasileiros nessa quinta-feira, 19 de maio.