Durante a sua participação na MCM Londres Comic-Con, Dave Gibbons, o co-criador de Watchmen, se recusou a comentar sobre o DC Rebirth e a inclusão do universo do Dr. Manhattan na nova ordem cronológica da editora.
O mesmo foi respondido quando questionado sobre a possibilidade do personagem ter criado Os Novos 52. Gibbons ainda disse que em nenhum momento foi consultado sobre as decisões da editora, e ainda foi incisivo: “Não, e isso é tudo que tenho para dizer”.
Das duas cabeças pensantes criadores de Watchmen, Gibbons ao que se entende não gostou da ideia de ver a unificação dos universos. Já Alan Moore, bem, já podem imaginar qual deve ser a sua opinião.
Na mesma apresentação, Gibbons disse que a DC está seguindo o caminho errado nos cinemas, e que se Batman vs Superman – A Origem da Justiça seguisse a revista Cavaleiro das Trevas de Frank Miller funcionaria melhor, sem precisar da inclusão do Apocalypse e de outros heróis. Ele ainda completa que o filme foi um passo em falso da DC e da Warner, mas elogiou a atuação de Ben Affleck como Batman, que ele qualificou como brilhante.
Pelo outro lado, o roteirista teceu boas críticas a forma de como a Marvel está apresentando seus heróis no cinema, com a mescla de comédia, lado humano, toda a sua cor e sua escuridão de formas equilibradas. Completou dizendo que os filmes são divertidos, excitantes, com a sensação de perigo e esperança.
”A forma em que estabeleceram os personagens lentamente no MCU foi perfeita”, e destaca a cena de Capitão América: Guerra Civil, onde os dois times de heróis correm de encontro. ”Aquilo foi quadrinhos na tela e que nesse quesito a Marvel está bem a frente da DC”. Esse timing, segundo o autor, ”a DC perdeu”.
Vejam o vídeo completo abaixo:
Dave Gibbons ao lado de Alan Moore são criadores de Watchmen, uma das mais aclamadas graphic novels de todos os tempos.