A DC Comics vai trazer de volta um personagem que estava no “limbo” da editora para se tornar um dos vilões principais da HQ New Superman. Para quem não sabe, é nessa série, que estreou depois do Rebirth, onde são contadas as histórias de Kenan Kong, o Superman chinês.
A série, escrita por Gene Leun Yang e desenhada por Billy Tan, mostra Kenan Kong e sua luta diária para se tornar digno de usar o nome “Superman” na China, a HQ ainda conta com as versões chinesas de outros super-heróis (como o Batman e a Mulher-Maravilha). Mas na ultima edição foi revelado que Ching Lung era a grande mente pensante do mal a ser derrotada.
Para quem não sabe, Ching Lung é um personagem que foi capa da Detective Comics #1 em 1937, um ano antes do Superman fazer a sua estreia nos quadrinhos. Por causa dos seus traços com bigodes Fu Manchu, olhos puxados ofensivos e as vestimentas tradicionais do oriente, o personagem foi citado diversas vezes, por vários críticos, como exemplo de estereótipo ofensivo aos asiáticos, o que fez a editora coloca-lo no esquecimento durante várias décadas.
“O Rebirth é sobre abraçar a história do Universo DC, então temos que voltar até o inicio, certo?” disse Yang para o Washington Post. “Se Realmente queremos abraçar quem somos como americanos, temos que olhar tanto o bom, o mal, o bonito e o feio de nossa história. O Rebirth é sobre a recuperação do passado da DC Comics, também temos que examinar as coisas feias também. Então é isso que esperamos fazer.”
O design de Ching Lung em New Superman é praticamente o mesmo usado originalmente nos anos 30. Yang, que é americano com descendência chinesa, depois de fazerem diversas novas versões, optou que fosse melhor deixar o mesmo visual do passado.
“Pensei que redesenhando Ching Lung, nós realmente estaremos introduzindo uma nova forma de ‘perigo amarelo’. É isso não é o que queremos fazer,” falou Yang. “O objetivo não é retroceder aos antigos estereótipos. A DC no passado começou isso de ‘perigo amarelo’. Uma coisa que desumanizou um povo inteiro. E agora a DC tornou seu símbolo mais importante, o Superman em chinês. Me orgulho de fazer parte da história da editora e dos quadrinhos americanos em geral”.
Ching Lung chega às páginas da edição New Superman #8.