Categorias
Detective Comics Quadrinhos

DC Rebirth | Tudo o que você precisa saber

A DC Comics deu início, no dia 25 de Maio de 2016, à sua nova fase editorial intitulada DC Rebirth. O objetivo deste relaunch é aproximar a editora às suas antigas características, que envolvem o legado dos heróis, otimismo e mais amor. Esse novo momento da Editora das Lendas começou com uma edição especial lançada neste dia, escrita por Geoff Johns e intitulada DC Universe: Rebirth Special #1, onde as primeiras sementes do que virá a seguir foram plantadas.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-068

Porém, apesar de dar início a um novo momento para os quadrinhos, algumas situações precisam ser explicadas aos leitores que estavam afastados da editora. O DC Rebirth é um ponto de partida para novos leitores, mas também respeita a continuidade dos personagens desde o reboot realizado em Flashpoint, explicando que foram roubados dez anos de história dos personagens. Confira abaixo todos os detalhes básicos da cronologia e da revista especial!

Existem dois Wally West? 

A partir de agora, sim. O Especial do DC Rebirth é todo narrado pelo antigo Wally West, personagem querido dos fãs e tido por muitos como o melhor Flash de todos os tempos. Wally, o garoto ruivo, foi ajudante de Barry Allen e após a morte de seu mentor durante a Crise nas Infinitas Terras, o até então Kid Flash (membro dos Novos Titãs) assumiu o posto de Flash, dando continuidade ao legado de Barry.

flashes
Pra não ter erro.

Wally foi um dos personagens esquecidos após Flashpoint, com os Novos 52, e agora sabemos que ele também havia sido roubado da história. Porém, durante os Novos 52 um novo Wally West surgiu, e a edição especial do Rebirth explica o motivo de existirem dois personagens com o mesmo nome. O garoto negro chamado Wally também faz parte da família, e com o retorno do Wally original, o novo assumirá o posto de Kid Flash, utilizando a clássica roupa amarela e vermelha. Com isso, o antigo Wally utilizará um novo uniforme e será membro dos Titãs (equipe composta pelos personagens mais velhos, como Dick Grayson), enquanto o Wally mais novo será o Kid Flash dos Jovens Titãs (a nova equipe liderada por Damian Wayne). Tem Wally para todo mundo!

wally_west


Qual é a do Superman?

Aqui as coisas se complicam um pouco. Na atual cronologia existiam dois Clark Kent/Superman: o dos Novos 52 e o pré-Flashpoint. Durante Flashpoint tudo foi resetado e os personagens foram rejuvenescidos e alterados, e nisso foi gerado um Superman com mais atitude, sem relações com Lois Lane, etc. Este Superman foi o único da Terra principal até então. Porém, durante a saga Convergência, algumas alterações nas múltiplas realidades da DC foram feitas, e uma delas foi tirar Lois & Clark (os antigos) de suas linhas do tempo e jogá-los no universo atual. Com isso, passamos a ter dois Superman, um mais jovem e outro mais velho, casado com Lois Lane e criando seu filho Jonathan (o novo Superboy no Rebirth). O que aconteceu foi: o Superman dos Novos 52 morreu na revista Superman #52, lançada há pouco tempo. Impedindo um vilão, o herói se sacrifica e tem seus poderes transferidos para Lois Lane (do universo dos Novos 52), transformando-a na nova Superwoman, e pouco antes, ele conversou com o até então desconhecido Superman mais velho. Com isso, este Superman pré-Flashpoint deve assumir o posto principal do herói deste universo até então estranho para ele.

superman_rebirth_novos52


Três Coringas?

Na saga Guerra de Darkseid Batman assumiu o posto de Metron na Poltrona Mobius e obteve conhecimento ilimitado. Em um rápido momento, o herói pergunta qual a verdadeira identidade do Coringa.

batman_coringa_identidade_

Pois agora, graças ao Especial do Rebirth, sabemos qual foi a resposta da Poltrona: é impossível dizer, pois não existe somente um Coringa, mas sim TRÊS. Na revista podemos ver que os três Coringas seriam o original, o da Piada Mortal e o dos Novos 52. Porém, os leitores não sabem nada além disso já que este gancho foi deixado em aberto e deve ser explorado no futuro, provavelmente na revista do Batman.

jokers_coringas_rebirth


O Retorno da Sociedade da Justiça

Após o início dos Novos 52 outro grupo icônico da DC que acabou esquecido foi a SJA. Desde 2012, o que era a Sociedade da Justiça acabou se tornando a elogiada revista Terra 2, com novas versões dos heróis Alan Scott, Jay Garrick, etc. Como a proposta do Rebirth é trazer o legado dos heróis de volta, a antiga Sociedade também voltará, e na Edição Especial Wally faz uma visita a um antigo membro do grupo, Johnny Thunder, internado em um asilo.

johnny-thunder

Aparentemente, a história dos heróis mais velhos também foi roubada, mas Johnny possui lembranças e tem algum envolvimento com o desaparecimento dos heróis de guerra. Wally diz que Johnny deve “invocar o Gênio” para trazer os antigos de volta, e este breve momento se encerra com Johnny utilizando a clássica palavra de invocação de seu parceiro, um gênio de outra dimensão, chamado Relâmpago. Johnny inicia sua conversa com Wally dizendo “I see you“, e termina gritando a palavra mágica “Cei-U“, pedindo que o Relâmpago volte. Outro capítulo em aberto.

sociedade_da_justiça_rebirth


O Legado e Relacionamento dos Heróis

Em algumas páginas, a Edição Especial do Rebirth também dita o futuro para outros personagens da DC, trazendo o legado e o amor de volta às vidas dos heróis. A Legião dos Super-Heróis deve voltar, já que na revista uma garota loira (provavelmente Satúrnia) está conversando com oficiais acerca de alguns acontecimentos, mencionando o futuro e encerrando com a aparição do Anel da Legião. Aos que não conhecem, a Legião é um grupo do futuro que se inspira no icônico Superman.

Legion-of-Superheroes-dc-comics-934950_1024_768

Com relação ao Átomo, o aluno Ryan Choi assumirá o posto de seu mentor, Ray Palmer, em busca do herói que está preso no Microverso. Jaime Rayes e Ted Kord trabalharão juntos, descobrindo os segredos acerca do Besouro de Jaime. Jaime é o Besouro Azul criado durante a Crise Infinita, após a morte de Ted Kord. Na edição #50 da Liga da Justiça ocorreu uma mudança com relação à Lanterna Verde Jessica Cruz e ela deve trabalhar em parceria com Simon Baz, outro Lanterna criado nos Novos 52. Aqualad está em dúvida sobre quem ele é, Arqueiro Verde e Canário Negro, que não possuíam relacionamento algum durante os Novos 52, voltam a se encontrar, e Aquaman pede Mera em casamento. É literalmente o retorno do legado e do amor, a esperança de que dias melhores e mais inspiradores retornarão.

atomo_dc_rebirth


E Watchmen? Agora faz parte do Universo DC?

Uma das decisões mais polêmicas tomadas com o Rebirth foi o possível envolvimento de Watchmen na cronologia dos heróis. Aparentemente, quem roubou os dez anos de história e criou o mundo dos Novos 52 pode ter sido o Dr. Manhattan. Mas quais seriam as consequências disso?
Por enquanto tudo é pura especulação, mas algumas coisas fazem sentido. Watchmen foi criado por Alan Moore inicialmente com os personagens da antiga Charlton Comics, editora que existiu entre os anos 40 e 80, e foi englobada na DC Comics após a Crise nas Infinitas Terras. Estes personagens seriam o Besouro Azul, Capitão Átomo, Questão, entre outros. Como o tom da história é muito adulto, Moore criou seus próprios personagens baseando-se nos da Charlton, e contou a história mais aclamada dos quadrinhos, desconstruindo tudo que os heróis representavam, lidando de forma mais séria com o que até então era muito inocente e infantilizado.

GalleryChar_1900x900_watchmen_52ab8b7e8ff2a4.25965674

Watchmen foi um dos pontos que afastou Moore da DC Comics, que alguns anos mais tarde fez a minissérie Antes de Watchmen, explorando o passado dos personagens desta história. A editora parece já não se importar com o que Moore pensa, e a possível inserção de Watchmen no universo regular dos heróis é uma prova cabal disso, além de possuir um significado metafórico muito forte.

No Especial do Rebirth, Wally diz que uma guerra virá. Uma guerra entre o amor e a apatia. Estas palavras deixam a entender que os heróis, agora voltando a ser símbolos de esperança, terão de lidar com o universo caótico e pessimista de Watchmen. E outras características ficaram em aberto, como o personagem Mr. Oz, que em determinado momento conversa com o Superman mais velho, falando sobre uma tragédia e deixando mais questões em aberto. Mr. Oz é especulado por muitos como Ozymandias, o “antagonista” de Watchmen. Além disso, na edição #50 da Liga da Justiça, o vilão Coruja (membro do Sindicato do Crime) foi explodido no espaço da mesma forma que Rorschach em Watchmen (e Pandora, na Edição Especial do Rebirth). A possível morte do Coruja é especulada por muitos como uma indicação de que os novos vigilantes de Gotham (que serão explorados na revista do Batman e aparecem rapidamente no Especial do Rebirth) podem ser o Coruja e a Espectral, dois dos protagonistas de Watchmen.

dr manhattan poderes

Será mesmo que a DC irá explorar tudo relacionado a Watchmen, inserindo a obra no universo regular dos heróis? Ao que tudo indica, sim. E no final da revista, o tempo retrocede no relógio, metaforicamente dizendo que além de corrigir o tempo perdido, a volta da esperança e do otimismo teriam feito o tempo para o fim do mundo aumentar. O tempo volta, remetendo ao retorno da era heroica para a DC. E mais dúvidas surgem na cabeça dos fãs.

dc_rebirth

Como podem ver, o DC Rebirth promete muito. A Edição Especial soou para muitos como um grande pedido de desculpas por alterar o que os fãs da DC amavam tanto. Por ter acabado, graças aos Novos 52, com tantos personagens queridos. Por ter extinguido o otimismo e as boas relações dos heróis. E finalmente, tudo parece voltar ao que era antes, aos melhores momentos. Resta saber como esta nova fase da Editora das Lendas se sairá, e se os novos títulos estarão a altura do que foi prometido com esta edição especial. E, claro, se os ganchos deixados em aberto serão explorados em breve.

Por Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.