O sucesso do momento para muitos fãs do Homem-Aranha é a Spider-Gwen, ou Gwen-Aranha. Ela surgiu na saga Spider-Verse, e com o apelo feito pelos fãs, acabou ganhando uma revista solo que já chegou a vender mais exemplares que O Espetacular Homem-Aranha, a revista principal do Teioso.
Sua primeira aparição foi na revista No Limiar do Universo-Aranha #2, onde sua a história é contada brevemente. Logo depois ela aparece na sua revista solo, Spider-Gwen, escrita por Jason Latour e desenhada por Robbi Rodriguez totalizando cinco edições, onde a história da personagem e o universo dela é explorado com mais profundidade.
Conheça a mitologia da Spider-Gwen até o momento:
Origem
A Gwen Stacy que muitos conhecem pela tão conhecida história “A Morte de Gwen Stacy” não ressuscitou e se tornou a Mulher-Aranha. A Spider-Gwen é oriunda de uma realidade alternativa onde o Peter Parker nunca foi picado pela Aranha radioativa e se tornou o Homem-Aranha. O feliz ou infeliz incidente com a aranha desta vez aconteceu com a Gwen, e com os seus novos poderes ela decidiu se tornar a Mulher-Aranha.
A história secreta
O acontecimento que foi vital para que o Peter Parker se tornar um super-herói é conhecido por muitos. No começo da descoberta dos seus poderes aracnídeos, Peter tentou lucrar com os seus novos dons. Infelizmente um incidente aconteceu e que poderia ter sido evitado pelo Homem-Aranha mas ele escolheu não usar o seus dons naquele momento, o que acabou resultando na morte de seu Tio Ben. Ele se sentiu culpado, porém seu tio havia deixado um legado para ele “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” e assim começou a jornada heroica do Homem-Aranha.
Com a Gwen não foi muito diferente pois ela tentou ganhar fama como Mulher-Aranha e ela acabou influenciando um jovem rapaz nerd e que sofria bullying a ter o desejo de ser especial como ela. Em um tentativa de se tornar especial, o jovem acabou se tornando o Lagarto e durante um incidente com a Mulher-Aranha ele acabou sendo morto. Porém para a Gwen não foi apenas uma morte, pois o Lagarto era o seu vizinho e sua paixão secreta, era o Peter Parker.
A Mulher-Aranha foi acusada de causar a morte de Peter Parker e logo sua popularidade se tornou negativa. Sua jornada não terminou por aí pois ela se sentia culpada e decidiu fazer bom uso de seus poderes e se tornar uma heroína para limpar seu nome e carregar o legado que Peter Parker deixou para ela.
Em um de seus momentos de heroísmo, Gwen se viu confrontada pelo seu próprio pai, o Capitão George Stacy, que acreditava ser ela a culpada da morte do Peter. Estando encurralada ela se viu obrigada a revelar a sua identidade secreta para ele.
Spider-Verse e o reencontro
Desde de o anúncio de que a Gwen apareceria na saga Spider-Verse como uma Mulher-Aranha de uma realidade alternativa, muitos fãs ficaram animados com o reencontro entre o Peter e a Gwen. O reencontro aconteceu mas foi breve e nada tão dramático.
Durante a saga Spider-Verse o papel da personagem é restrito e ocasional, ela aparece para ajudar a Seda(nova personagem que surgiu recentemente nas histórias do Homem-Aranha) e logo após o fim da saga ela retorna para o seu universo.
The Mary Janes
Quando Gwen stacy não é a Mulher-Aranha, ela é a baterista da banda de Rock Indie conhecida como “The Mary Janes” junto com a Mary Jane, Glory Grant e Betty Brant .A relação da Gwen com o resto da banda é bastante conflitante pois elas não sabem da vida dupla dela, e por este motivo as vezes ela precisa estar ausente.
O maior sucesso da banda é a música “Face it Tiger”, que traduzindo seria a a famosa frase da Mary Jane “Encare isso Tigrão”. Curiosamente, a banda Married with Sea monsters aproveitou o sucesso da Spider-Gwen e gravou algumas músicas da banda The Mary Janes, inclusive a música “Face it Tiger”, confira:
Os inimigos de Gwen
Matt Murdock – Ele não é o demolidor, ele é o Advogado do Rei do Crime e atua como seu braço direito . Seu plano era que a Mulher-Aranha trabalhasse para ele, e então envia um criminoso para matar o Capitão George Stacy, acreditando que isso iria ajudá-la, pois ela estava sendo perseguida por ele que acreditava ser ela a assassina do Peter.
No fim da revista, Murdock revela para a teiosa que sabe quem realmente ela é. Mais tarde ele pode se revelar uma grande ameaça para Gwen e para o seu alter ego, a Mulher-Aranha.
Abutre: É a primeira ameaça que a Mulher-Aranha tem que lidar na sua revista solo. Inicialmente ele revela que seus planos eram matar a teiosa para assim ganhar algum reconhecimento como vilão. Mais tarde ele se torna um lacaio de Murdock.
Aleksei Sytsevich: É o criminoso que recebe as ordens de Murdock para matar o Capitão George Stacy acreditando que isto ajudaria a Mulher-Aranha, porém ele é detido por ela.
Frank Castle: Ele não é o Justiceiro mas sim o novo Capitão da Força Tarefa para Crimes Especiais que veio para substituir o Capitão George Stacy que havia sido atacado por Aleksei Sytsevich. Em um primeiro momento, Castle deseja a todo custo capturar a Mulher-Aranha por acreditar que ela esta relacionada com o Rei do Crime e também julga-la pelo assassinato de Peter Parker. Mais tarde ele descobre a identidade da Mulher-Aranha e vê que ela é apenas uma adolescente.
Felicia Hardy: Nessa realidade, Felicia tem uma banda chamada Felicia + The Black Cats, onde ela é a vocalista e o resto da banda aparentemente são gatos. Ela não é rival da Mulher-Aranha mas sim da banda The Mary Janes. Uma rivalidade que parece ser sustentada pelo desejo de sucesso entre a Mary Jane e Felicia.
O Pai de Felicia era um criminoso mundialmente conhecido como “Le chat Noir” e desde cedo ensinou a arte de roubar para a filha. Porém, quando ela ainda era jovem, seu pai foi assassinado por Murdock a mando do Rei do Crime. Ela cresceu e se tornou uma cantora bastante popular, mas tinha uma sede de vingança contra Murdock. A história da personagem foi brevemente explorada mas talvez tenha alguma importância no futuro.
Retorno
A Revista da Spider-Gwen teve apenas cinco edições e só acabou por causa da saga Guerras Secretas, mas a revista retorna após o término do evento em Outubro, com a mesma equipe criativa e fará parte da iniciativa All New Diferent All Diferent, onde quase todas as revistas da Marvel serão lançadas a partir da primeira edição
As novas histórias da Spider-Gwen ainda se passarão em um universo alternativo, mas nada impede que ela viaje entre os universos paralelos para aparecer em outras revistas.
Além da sua revista solo, a Spider-Gwen também aparecerá na revista Guerreiros da Teia, junto com outros aracnídeos de realidades alternativas.
Guerreiros da Teia será escrito por Mike Costa, com a arte de David Baldeon.