O especialista que atuou como consultor médico em Contágio, Dr. Ian Lipkin, revelou numa entrevista recente ao Lou Dobbs Tonight da Fox Business Network que contraiu o novo coronavírus.
Ian é diretor do Centro de Infecções e Imunidade da Universidade Columbia e trabalhou em estreita colaboração com o diretor Steven Soderbergh, o roteirista Scott Z. Burns e o elenco para garantir a precisão científica do longa, que acompanha famílias, profissionais de saúde e membros da mídia quando um novo vírus se espalha pelo mundo e inicia-se a corrida contra o tempo para criar uma vacina e interromper a pandemia.
Ele disse que testou positivo para a doença na segunda-feira e que a experiência foi infeliz. Também disse:
”Se pode me atingir, pode atingir qualquer pessoa”, alertou Lipkin. ”Eu sei onde acho que contraí, mas isso não é o mesmo que provar. Mas isso não importa. Este vírus pode ser encontrado em todo o país.”
O doutor também comentou sobre os testes que estão sendo realizados na universidade e várias outras instalações de pesquisa com material coletado de pacientes que se recuperaram do vírus. Ele espera que os testes ajudem a revelar novos métodos de tratamento que possam prevenir a infecção ou a progressão da mesma, embora deixe claro que levará algum tempo até que os resultados sejam garantidos.
”Isso é algo que apenas começamos a explorar e não sabemos a dose ideal.”
Atualmente, EUA se tornou o epicentro da pandemia da COVID-19. Por conta disso, aconteceu uma alta procura das pessoas em assistir Contágio devido a sua precisão e semelhança ao que estamos presenciando. A crítica pode ser lida aqui .