Categorias
Detective Comics

Esquadrão Suicida | O que ler antes do filme?

O Esquadrão Suicida ao lado de Batman vs Superman abrirá as portas do universo cinematográfico da DC Comics indo para um lado mais obscuro da editora, lidando com os vilões e tramas mais malucas. O diretor David Ayer prometeu que teremos algo semelhante a diversas fases dos quadrinhos, e levando em conta o histórico da equipe e os integrantes presentes no filme é possível selecionar algumas HQs que podem servir como inspiração para o enredo do longa. Confira abaixo quais são essas histórias!

LENDAS (1986-87)

Lendas foi uma mini-série da DC que serviu como um crossover entre títulos e primeira saga da editora após a Crise nas Infinitas Terras. Numa trama que envolve Darkseid, a Liga da Justiça e diversos outros personagens, houve uma proibição da intervenção de superseres nos problemas da humanidade, e temos a criação do Esquadrão Suicida com o objetivo de lidar secretamente com assuntos governamentais.


ESQUADRÃO SUICIDA v.1 (1987-1992)

A primeira formação do Esquadrão Suicida como conhecemos nasceu após a saga Lendas, e liderados por Amanda Waller o grupo enfrentava diversos problemas, de assuntos políticos a invasões alienígenas. Esta fase do grupo era escrita por John Ostrander e ilustrada inicialmente por Luke McDonnell e tinha uma rotatividade de personagens bem significativa. Aqui podemos conhecer mais sobre o Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Amarra, Coronel Rick Flag e Magia, além da própria Waller, todos protagonistas do vindouro filme. Esta fase do grupo é tida pelos fãs como a melhor e durou 66 edições.


BATMAN: LOUCO AMOR (1994)

Vencedora de um Prêmio Eisner, Louco Amor foi uma história escrita por Paul Dini e ilustrada por Bruce Timm, os criadores da Arlequina (que surgiu na série animada do Batman) e abordou um pouco mais da psicologia da vilã. Frustrada, a personagem relembra seus dias como psiquiatra e como ela veio a se apaixonar pelo Coringa, narrando assim toda sua transformação. Altamente recomendado como preparação para o filme pois aparentemente a origem da personagem também será contada na telona.


CORINGA (2008)

Coringa de Brian Azzarello e Lee Bermejo é uma reinvenção do Palhaço do Crime tornando-o mais psicótico e gângster que suas versões anteriores. A história contida em um único volume pode ser usada como inspiração para a concepção do Coringa de Jared Leto, que aparentemente será mais mafioso que suas encarnações prévias.


SEXTETO SECRETO (2005-2011)

Grupo de anti-heróis da DC, o Sexto Secreto não é exatamente uma série ligada ao Esquadrão Suicida mas utiliza e explora o passado de um personagem essencial do grupo: o Pistoleiro. A revista, escrita por Gail Simone, abordou um pouco mais da psicologia do personagem que será um dos pilares do filme, interpretado por Will Smith.


ESQUADRÃO SUICIDA v.4 (2011-2014)

Talvez a inspiração mais recente, o Esquadrão Suicida do reboot Novos 52 possui a formação que mais se assemelha ao que virá nas telonas. Arlequina, Pistoleiro, El Diablo e Capitão Bumerangue são alguns dos protagonistas desta fase que estarão no filme, e a chefe Amanda Waller marca presença constante. Esta fase do grupo também abordou a origem da Arlequina e possui uma rotatividade de personagens tão frequente quanto as fases posteriores.


MORTE EM FAMÍLIA (1988)

morte_em

Em Batman vs Superman, Jason Todd está morto. Será que veremos sua morte no filme do Esquadrão Suicida? O segundo e impulsivo Menino Prodígio foi espancado cruelmente até a morte pelo Coringa. A decisão foi tomada por telefone, e os leitores decidiram optar pela morte do personagem. Jim Starlin, Marv Wolfman, Jim Aparo e George Peréz foram os responsáveis por criar um clássico chocante.


Esquadrão Suicida tem estreia prevista para o dia 04 de agosto de 2016 nos cinemas nacionais e conta com elenco formado por Will Smith (Pistoleiro), Viola Davis (Amanda Waller), Cara Delevigne (Magia), Margot Robbie (Arlequina), Jared Leto (Coringa), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Crocodilo), Joel Kinnaman (Rick Flag), Jai Courtney (Capitão Bumerangue), Adam Beach (Amarra), Karen Fukuhara (Katana) e Jay Hernandez (El Diablo).

Esperamos que tenha gostado e nos vemos na estreia!

Por Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.