O Esquadrão Suicida ao lado de Batman vs Superman abrirá as portas do universo cinematográfico da DC Comics indo para um lado mais obscuro da editora, lidando com os vilões e tramas mais malucas. O diretor David Ayer prometeu que teremos algo semelhante a diversas fases dos quadrinhos, e levando em conta o histórico da equipe e os integrantes presentes no filme é possível selecionar algumas HQs que podem servir como inspiração para o enredo do longa. Confira abaixo quais são essas histórias!
LENDAS (1986-87)
Lendas foi uma mini-série da DC que serviu como um crossover entre títulos e primeira saga da editora após a Crise nas Infinitas Terras. Numa trama que envolve Darkseid, a Liga da Justiça e diversos outros personagens, houve uma proibição da intervenção de superseres nos problemas da humanidade, e temos a criação do Esquadrão Suicida com o objetivo de lidar secretamente com assuntos governamentais.
ESQUADRÃO SUICIDA v.1 (1987-1992)
A primeira formação do Esquadrão Suicida como conhecemos nasceu após a saga Lendas, e liderados por Amanda Waller o grupo enfrentava diversos problemas, de assuntos políticos a invasões alienígenas. Esta fase do grupo era escrita por John Ostrander e ilustrada inicialmente por Luke McDonnell e tinha uma rotatividade de personagens bem significativa. Aqui podemos conhecer mais sobre o Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Amarra, Coronel Rick Flag e Magia, além da própria Waller, todos protagonistas do vindouro filme. Esta fase do grupo é tida pelos fãs como a melhor e durou 66 edições.
BATMAN: LOUCO AMOR (1994)
Vencedora de um Prêmio Eisner, Louco Amor foi uma história escrita por Paul Dini e ilustrada por Bruce Timm, os criadores da Arlequina (que surgiu na série animada do Batman) e abordou um pouco mais da psicologia da vilã. Frustrada, a personagem relembra seus dias como psiquiatra e como ela veio a se apaixonar pelo Coringa, narrando assim toda sua transformação. Altamente recomendado como preparação para o filme pois aparentemente a origem da personagem também será contada na telona.
CORINGA (2008)
Coringa de Brian Azzarello e Lee Bermejo é uma reinvenção do Palhaço do Crime tornando-o mais psicótico e gângster que suas versões anteriores. A história contida em um único volume pode ser usada como inspiração para a concepção do Coringa de Jared Leto, que aparentemente será mais mafioso que suas encarnações prévias.
SEXTETO SECRETO (2005-2011)
Grupo de anti-heróis da DC, o Sexto Secreto não é exatamente uma série ligada ao Esquadrão Suicida mas utiliza e explora o passado de um personagem essencial do grupo: o Pistoleiro. A revista, escrita por Gail Simone, abordou um pouco mais da psicologia do personagem que será um dos pilares do filme, interpretado por Will Smith.
ESQUADRÃO SUICIDA v.4 (2011-2014)
Talvez a inspiração mais recente, o Esquadrão Suicida do reboot Novos 52 possui a formação que mais se assemelha ao que virá nas telonas. Arlequina, Pistoleiro, El Diablo e Capitão Bumerangue são alguns dos protagonistas desta fase que estarão no filme, e a chefe Amanda Waller marca presença constante. Esta fase do grupo também abordou a origem da Arlequina e possui uma rotatividade de personagens tão frequente quanto as fases posteriores.
MORTE EM FAMÍLIA (1988)
Em Batman vs Superman, Jason Todd está morto. Será que veremos sua morte no filme do Esquadrão Suicida? O segundo e impulsivo Menino Prodígio foi espancado cruelmente até a morte pelo Coringa. A decisão foi tomada por telefone, e os leitores decidiram optar pela morte do personagem. Jim Starlin, Marv Wolfman, Jim Aparo e George Peréz foram os responsáveis por criar um clássico chocante.
Esquadrão Suicida tem estreia prevista para o dia 04 de agosto de 2016 nos cinemas nacionais e conta com elenco formado por Will Smith (Pistoleiro), Viola Davis (Amanda Waller), Cara Delevigne (Magia), Margot Robbie (Arlequina), Jared Leto (Coringa), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Crocodilo), Joel Kinnaman (Rick Flag), Jai Courtney (Capitão Bumerangue), Adam Beach (Amarra), Karen Fukuhara (Katana) e Jay Hernandez (El Diablo).
Esperamos que tenha gostado e nos vemos na estreia!