Categorias
Cinema

Festa da Salsicha | animadores do filme foram forçados a trabalhar de graça em horários extras

Segundo o britânico Express.co.uk, os animadores do filme Festa da Salsicha, de Seth Rogen, foram obrigados a desenvolver o projeto, sem receber dinheiro, sob ameaças de serem inseridos na lista negra da Nitrogen Studios.

O longa-metragem de animação com classificação indicativa R-rated, o primeiro do seu gênero, pode ter conseguido reconhecimento da crítica e do público, mas veio com um custo pesado. Festa de Salsicha caiu em controvérsia, depois que animadores anônimos reclamaram de mal tratamento, durante a etapa de produção.

O filme custou um incrível e modesto orçamento de 20 milhões de dólares, parcialmente porque os estúdios viram o projeto como muito arriscado de ser feito. Tendo recebido sinal verde, significa que os animadores foram tratados terrivelmente.

As histórias anônimas revelam com os diretores Greg Tiernan e Conrad Vernon obrigaram pessoas a trabalharem por muito tempo de graça. Um animador diz: “Trabalhar com Greg e a produção da Nitrogen foi um pesadelo para qualquer artista. Nós acreditamos no projeto, e ficamos apesar de tudo isso.”

Outro escreveu: “Eles demitiram o Supervisor de CG no meio da produção. Um dos muitos supervisores que foram demitidos durante a elaboração da animação, porque eles não podiam dizer: ‘não podemos fazer isso com esse orçamento’, para as ideias de Greg e Conrad.”

“Em qualquer sentido, ambos foram os piores diretores para quem trabalhei, e tinham zero de direção ou visão.”

“Suas ideias de direção eram: ‘vamos jogar merda em uma parede até que uma cole’. Então você poderia perderia uma tonelada de trabalho, até que isso fosse aprovado. E em algumas vezes, eles não aprovavam por estarem de mal humor.”

SP-623216

Se os empregados não aceitassem trabalhar em horários extras de graça por seus trabalhos, poderiam ser substituídos por alguém que aceitasse. Alguns eram ameaçados de demissão se não fossem capazes de cumprir os prazos estabelecidos pelos diretores.

Os animadores assinaram uma abaixo-assinado, pedindo melhores tratamentos e pagamentos de horas extras. Uma testemunha contou: “Eu pessoalmente presenciei e testemunhei muitos outros incidentes durante a produção, como uma ‘Carta Aberta’ aos fornecedores, e como Greg ameaçou os artistas por isso.”

prank-623215

Eventualmente, eles eram pagos e alimentados pelo trabalho em horário extra. Mais de 30 animadores demitiram-se durante a produção, por expectativas fora da realidade e estresse.

A maioria retirou-se antes do horário extra ter sido introduzido, e seus nomes foram omitidos dos créditos finais, apesar de tudo que desenvolveram. Quase 50% dos animadores não foram creditados. Com 83 animadores listados para Festa da Salsicha, no IMDB, apenas 47 foram mencionados nos créditos do filme.

Festa da Salsicha chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de setembro.

Por Tiago Bacelar

Estudante de Direito e formado em Jornalismo e em Cinema. Gosta de filmes e seriados de gêneros variados. Escreve para a Torre de Vigilância desde 2015.