Grodd é com certeza um dos vilões mais icônicos do Flash, assim como Gorila City é um dos lugares mais fantásticos do Universo DC. Com a chegada dos Novos 52, a maioria dos personagens foram reformulados, inclusive o velocista escarlate e toda a sua mitologia.
Se a Galeria dos Vilões recebeu uma atualização fantástica com direito a Capitão Frio com poderes de gelo sem precisar de uma arma, o gorila também recebeu uma ótima atualização.
Em A Guerra dos Gorilas, o terceiro arco dos Novos 52 do Flash, Grodd se acha merecedor da Força de Aceleração e vai até Central City matar o herói, que já estava com dificuldades nas histórias anteriores depois de uma longa viagem dentro da Força, ele retorna e precisa da ajuda da Galeria.
Talvez, Brian Buccellato e Francis Manapul pudessem ter explorado um pouco mais da dinâmica entre os vilões e o herói, mas isso não tira nem um pouco da diversão do quadrinho. São gorilas invadindo uma cidade e o roteirista tem noção disso trazendo a sensação de grandiosidade. Falando em grandioso, mais uma vez temos a arte de Manapul que contribui bastante para tornar a narrativa mais fluída, o traço estilizado do artista somado a inovação dos enquadramentos e as belíssimas cores do próprio Buccellato e Ian Herring tornam a obra graficamente perfeita, entregando um confronto épico.
Nas edições 18 e 19 temos um arco envolvendo algumas vítimas da Força de Aceleração tentando ser heróis enquanto o Flash tenta provar a inocência do Trapaceiro, os desenhos de Marcio Takara, Marcus To e Ryan Winn não se destacam e deixam a segunda parte do encadernado um pouco mais fraca graficamente e narrativamente contudo, o roteiro de Buccellato e Manapul mantém o bom nível.
Você pode adquirir o quadrinho aqui.