Segundo informações da Cosmic Book News, os fãs tem começado a pedir e a implorar para que os seus personagens favoritos da televisão apareçam nos filmes da Marvel, do MCU.
Você pode já ter escutado que a razão seria das programações de filmagens da séries e dos filmes da Marvel não estarem ainda em sincronia. O verdadeiro motivo é por causa do Comitê Criativo da Marvel.
O Comitê Criativo da Marvel é formado pelo bilionário e CEO da Marvel, Ike Perlmutter; Alan Fine, que veio com Perlmutter para a Marvel da Toy Biz; o escritor da Marvel Comics, Brian Michael Bendis; o editor da Marvel Comics, Dan Buckley; e Joe Quesada, editor-chefe da Marvel Comics e Chefe Criativo da Marvel.
Adicione também que todos eles são bem relacionados com o chefe da Marvel TV, Jeph Loeb.
Resumindo a história, no ano passado, em 2015, o Presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, separou-se das alçadas de Perlmutter e do Comitê Criativo da Marvel, em virtude de interferências nos filmes e diferenças criativas, passando a responder diretamente à Disney. O diretor de Capitão América e Vingadores: Guerra Infinita, Joe Russo, disse em maio:
“Nós estamos nessa jornada da Marvel, desde O Soldado Invernal. E aconteceram alguns pontos na história de Capitão América: Guerra Civil, que causaram uma guerra civil dentro da Marvel. Eu penso que tem já alguns anos que o Kevin estava absorvendo essa ferida infligida sob a companhia. A Marvel Studios é muito mais saudável, e feliz de se trabalhar, e está trilhando um caminho por escolhas realmente difíceis.”
Questionado sobre os motivos do crossover entre a Marvel Studios e a TV não estarem acontecendo, o chefe da Marvel TV, Jeph Loeb, recentemente apareceu no podcast Nerdist, da Comic Book Club, aonde ele foi indagado se os Defensores apareceriam nos filmes, com menção à uma possível intriga, por causa do Comitê Criativo da Marvel.
Quando questionado se Os Defensores poderiam estar nos filmes, ele disse que a Marvel Television é uma empresa de 3 anos de idade, e seu objetivo é fazer suas próprias coisas. Em 2019, eles veriam como e onde a empresa tinha chegado para analisar outras estratégias.
Jeph Loeb também mencionou que os projetos da Marvel Television estão sob a supervisão do Comitê Criativo da Marvel, e que a possibilidade de crossovers entre o cinema e a televisão poderia causar algum atrito.
Outro ponto a ser colocado é que o Comitê Criativo da Marvel não é fã de histórias do tipo cósmicas. Com os futuros filmes da Marvel Studios indo para uma vertente bastante ancorada no cósmico (Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia Vol. 2, Thor: Ragnarok, Capitã Marvel, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores 4, Inumanos e um rumor sobre um filme do Nova, de Richard Rider), fica mais claro o motivo de Kevin Feige tê-los deixado de lado, além dos próprios conflitos causados entre ambos.
É aparente que o Comitê Criativo da Marvel e a Marvel TV utilizam seus próprios trabalhos de quadrinhos como meio de direção: Agents of SHIELD é bastante influenciado pelos quadrinhos de Bendis; os seriados da Netflix são inspirados nos favoritos de Quesada, e Jeph Loeb cancelou os quadrinhos de Nova, em 2007, e substituiu o personagem, que hoje ele usa na série de TV de animação. Há também o fato que Bendis cancelou e controlou os quadrinhos de Guardiões da Galáxia, em 2008, quando a autorização para a produção do filme tornou-se conhecida. Ele demitiu os roteiristas de Nova e de Guardiões da Galáxia, que inspiraram o filme, e a franquia de sucesso da Disney.
Recentemente, veio a público, que Kevin Feige está introduzindo o Multiverso Cinematográfico da Marvel, em Doutor Estranho, que estreia em novembro nos cinemas. Kevin Feige vai fazer a Marvel TV uma parte do Multiverso e diretamente desconectar isso dos filmes? Ou Feige vai usar os mesmos personagens, mas com atores diferentes?