Categorias
Amazing Adventures

Guia de Leitura #17 | Capuz Vermelho

“Bruce, eu te perdôo por não me salvar. Mas por que, em nome de Deus, ele continua vivo? […] Ignorando tudo que ele já fez. Cega, estupidamente, desconsiderando os cemitérios inteiros que ele preencheu, os milhares que sofreram, os amigos que ele aleijou… Eu pensei… Pensei que ao ter me matado… Eu seria o último que você o deixaria ferir.”

Jason Todd era um garoto de rua, criado pelo pior de Gotham City, seu pai, Willis Todd, um capanga do Harvey Dent  (O Duas Caras, aquele cara da moeda), um dia desapareceu misteriosamente quando estava em meio a um, digamos… “trabalho”. Sua mãe, Catherine Elizabeth Todd, era dependente em drogas e acabou falecendo por uma overdose, deixando o pobre garoto órfão.

CONFIRA! Legado | Conheça a história dos Robins

primeira
(Primeira aparição) Batman #357 (1983)

Vivendo em um abrigo sem qualquer perspectiva de vida, o pequeno Jason decide sair às ruas durante a noite e de repente dá de cara com o Batmóvel estacionado em um beco, e é claro que ele fez o que todos fariam na mesma situação (sim, foi ironia), começa a roubar as rodas do Batveículo (isso mesmo, ELE ROUBA AS FUCKING RODAS DO BATMÓVEL!), mas é pego pelo morcego, amarrado e levado até a Batcaverna.

1
Jason roubando as rodas do Batmóvel

Após descobrir tudo sobre o garoto (principalmente que ele era órfão), e depois de muita insistência do mesmo, o Batman decide cria-lo e treina-lo, para que Jason pudesse ter um futuro, e não virasse mais uma estatística no mundo do crime de Gotham.

Com um temperamento e atitude completamente impulsivos, Jason foi o Robin mais indisciplinado com quem o Batman já trabalhou. Carregando uma enorme determinação e um pouco de técnica, ele simplesmente achava que podia fazer tudo e quase nunca seguia os planos de seu mentor, mas apesar dos pesares, suas interferências, algumas vezes, davam certo.

Vendo como o sistema funcionava à medida que crescia, Jason não concordava muito com os métodos do morcego, e achava que os criminosos não deviam continuar vivos após o que faziam. Isso acabou deixando-o dentro de um dilema enorme: “porque matar não seria o certo?”, ainda mais quando surge um assassino em série chamado Felipe Garzonas, que sempre escapava da cadeia devido à influência diplomática de seu pai. Após o fim do arco, enquanto Felipe caía de um prédio, Jason é visto apenas olhando a sua morte, mas nunca foi confirmado o que aconteceu, ou ele o empurrou, ou o vilão pulou com medo da agressividade do garoto prodígio.

Em 1988, na edição Batman #428, Jim Starlin faz uma das mais icônicas sagas em meio aos quadrinhos: Morte em Família (não se confunda com morte da família, que é outra saga com participação do coringa nos N52). Nela Jason descobre que Catherine não era a sua verdadeira mãe e sim, Sheila. Quando vai ao seu encontro, descobre que ela trabalhava para o Coringa e tudo aquilo era uma emboscada, num momento marcante e bem doentio, após ser espancado por um pé de cabras usado pelo vilão e abandonado com uma bomba ao seu lado, acontece uma enorme tragédia e assim Bruce Wayne termina com mais uma lápide nos fundos da sua casa.

2
Morte em Família (1988)

Após alguns anos, Jason, que havia sido ressuscitado em um poço de Lázaro por Talia Al Ghul, volta como Capuz Vermelho (primeira identidade do Coringa), e completamente insano por vingança, sequestra e espanca o coringa utilizando um pé de cabra da mesma forma que foi espancado. Após os acontecimentos, Jason se torna completamente um criminoso, tudo que Bruce temia desde que o adotou.

Atualmente o Capuz Vermelho não é mais um vilão, mas ainda é um fora da lei (E qual vigilante não é?) e utiliza métodos não muito convencionais para alcançar seus objetivos. Fique agora com o Guia de Leitura cronológico do personagem.

1
por Jim Starlin, Max Allan Collins, Dave Cockrum e Jim Aparo
2
por Chuck Dixon, Scott Beatty, Scott McDaniel e Andy Owens
3
por Jim Starlin e Jim Aparo
4
por Jim Starlin, Judd Winick,Jim Aparo e Shane Davis
5
por Tony S. Daniel, Geoff Johns e Marlo Alquiza
6
por Judd Winick e Pablo Raimondi
7
por Jeph Loeb e Jim Lee
8
por Judd Winick, Doug Mahnke, Tom Nguyen e Paul Lee
9
por Bruce Jones e Joe Dodd
10
por Tony S. Daniel
11
por Grant Morrison, Philip Tan e Pete Pantazi
12
por Scott Lobdell e Paulo Siqueira
13
por Scott Lobdell e Kenneth Rocafort
14
por Peter Tomasi, Patrick Gleason, Cliff Richards
15
por Scott Snyder, James Tynion IV, John Layman, Ray Fawkes e Tim Seeley
16
por James Tynion IV, Scott Snyder, Tim Seeley e Steve Orlando
17
Scott Lobdell e Denis Medri
18
por Dexter Soy,Kenneth Rocafort e Scott Lobdell (Em andamento)

OUTRAS MÍDIAS

Em 2010 a Warner Bros. lançou uma adaptação animada do arco Sob o Capuz. Batman contra o Capuz Vermelho (Batman Under the Red Hood). Vale a conferida.

Em 2015, o Capuz Vermelho foi um dos vilões no game Batman: Arkham Knight, que marca o fim da elogiadíssima trilogia.

Agradecimentos especiais ao vigilante Pedro Miguel.

E chegamos ao fim de mais um Amazing Adventures, o Guia de Leitura da Torre de Vigilância. Não esqueça de deixar o seu feedback, pois ele é muito importante. Boa leitura, Vigilante!

17309146_1341529972606097_599425233376556942_n

 

Por Guilherme Marconi

Fundador do site Torre de Vigilância, artista digital, boxeador amador e apaixonado por quadrinhos.