“Eu sou o melhor naquilo que faço. E o que eu faço não é nada bonito…“
Com esta célebre frase do mundo dos quadrinhos, começamos o nosso Guia de Leitura sobre o mutante mais querido e popular da Marvel Comics. Quem nunca fechou o punho e mentalmente fez a onomatopeia “SNIKT” e imaginou três garras saindo das mãos?
Logan, Wolverine, Caolho, Arma X, Emílio Garra ou simplesmente pelo nome verdadeiro, James Howlett, você conhece o baixinho, peludo e com garras de adamantium. Wolverine nasceu pelas mãos de Len Wein, nas páginas do “The Incrible Hulk 181”, no ano de 1974. O uniforme amarelo e azul foi criado pela lenda John Romita especialmente para a revista.
A princípio as garras do Wolverine não seriam retráteis, idéia que foi abandonada segundo relato do próprio Wein, depois de uma conversa com Chris Claremont, que perguntou como ele faria questões básicas como dirigir ou ao ir ao banheiro.
Antes de ser um X-Man, Logan fazia parte da Tropa Alpha (um super-grupo de heróis canadenses) até ser recrutado pelo professor Xavier e ter a história que todos nós conhecemos hoje. Mas o grande destaque veio quando Frank Miller, junto com Chris Claremont, fizeram a minissérie “Eu, Wolverine” no ano de 1982. Então, o grande público começou a olhar melhor para o personagem. Durante algumas edições dos X-Men, ele começou a ganhar um destaque maior, graças ao próprio Claremont, que investia no personagem e fez várias histórias importantes do cânone do Wolverine.
Até que no final da década de 80 ele ganha seu próprio título solo. E, meio que diferente das histórias que se lia nos gibis da equipe de mutantes, as histórias solos do Wolverine eram cheias de humor com uma mescla de aventuras, bebedeiras e brigas (vide a fase em Madripoor). E com o trunfo de uma bela galeria de vilões: Lady Letal, Ômega Red, Romulus e o arqui-rival Dentes de Sabres; nomes importantes dentro da editora. Fez a revista solo ser uma das mais queridas do público.
E tudo isso envolto ao mistério de que Logan nunca soube quem ele era, de onde veio e como conseguiu o esqueleto de metal. Essas questões foram colocadas com mais ênfase para o leitor quando o desenhista Marc Silvestri, e o escritor Lary Hama, assumiram o título e o impulsionaram para uma das revistas mais vendidas da Marvel na década de 90.
O guia do Wolverine se mistura muito com o dos X-Men, mas procuramos mostrar aqui o máximo de aventuras solo, pois o personagem, apesar de ser importante, não teve muitas edições solo especiais, mesmo que algumas grandes passagens foram vistas durante seu título solo. Buscamos focar arcos e edições especiais. Edições da equipe de mutantes em que ele foi importante como “Dias de Um Futuro Esquecido”, etc…; vocês podem conferir no guia dos X-Men aqui.
No decorrer dos anos viemos a descobrir que depois de Magneto lhe arrancar o metal dos seus ossos, que as garras são naturais do seu corpo. Logo após sua Origem (excelente revista) foi contada, e depois dos acontecimentos da saga Dinastia M sua memória foi restabelecida. É conhecido que Logan teve dois filhos, Daken e a X-23 (que apesar de ser um clone, Logan a considera como filha). Hoje em dia o personagem está morto e quem ficou no seu lugar foi o “Velho Logan”.
Grandes Quebras
Na onda do “sou o melhor no que eu faço”, fizemos um mini-guia onde mostramos algumas das brigas mais emblemáticas do Wolverine. Como no dia em que o Justiceiro o atropela com um rolo compressor; ou uma clássica briga contra o Hulk; ou quando ele simplesmente enfrenta o Galactus SOZINHO!!!
Um dos grandes problemas que o personagem sofreu foi a super exposição. Wolverine era tão popular que a editora o usava em muitas aventuras de outros personagens como maneira de alavancar vendas. Mas mesmo assim ele ganhava sobrevida, muito também graças à ida aos cinemas. Logan é um personagem “carro-chefe” da Marvel, em qualquer mídia que seja, e o personagem carrega sua legião de fãs.
Embora os leitores mais antigos sintam falta daquele mistério sobre sua origem, ele sempre estará entre os preferidos. Esperamos que você tenha gostado do Guia de Leitura sobre Wolverine e continue seguindo a Amazing Adventures. Valeu Xará?