Dando seguimento aos Guias de Leitura, a bola da vez é a Batgirl, ou melhor, é sobre três Batgirls: Barbara Gordon, Cassandra Cain e Stephanie Brown.
A Batgirl original foi Betty Kane, criada por Bill Finger e Sheldon Moldoff, porém, a morceguinha só se popularizou com Barabra Gordon, a filha do Comissário Gordon e Batgirl icônica até os dias de hoje. Barbara apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Detective Comics #359 no ano de 1967, criada por Gardner Fox e Carmine Infantino.
Grande parte do sucesso de Barbara Gordon como Batgirl veio da série de TV do Batman dos anos 60 e de suas aparições no desenho do Batman dos anos 90. Apesar de Barbara ser a Batgirl mais conhecida e preferida pelos fãs, e ter uma aparição marcante em Batman – A Piada Mortal, foi Cassandra Cain, a terceira Batgirl, quem ostentou o titulo da Batgirl nos quadrinhos durante mais tempo.
Cassandra teve suas histórias publicadas entre 2000-2008, sendo uma integrante importante da Bat-Família, para depois passar o manto para Stephanie Brown, a caloura e menos experiente na luta contra o crime.
Antes de Stephanie ser a Batgirl, ela já perambulava entre as revistas da Bat-Família desde 1992 como Spoiler e depois como Robin, até finalmente assumir o manto de sua amiga Cassandra em 2009. Porém, a passagem de Stephanie durou pouco, pois em 2011 a DC Comics passou por um reboot que trouxe Barbara Gordon, que assumia a alcunha de Oráculo até então, de volta como Batgirl.
Nos Novos 52, o reboot editoral da DC 2011, Stephanie e Cassandra nunca tinham sido Batgirls, e só deram as caras na nova cronologia em Batman Eterno e Batman e Robin Eternos, mas não como Batgirls.
Sem mais enrolação. Vamos ao Guia de Leitura das três Batgirl principais:
Extras:
Para quem não conhece muito sobre a Batgirl, é aconselhável começar por Batgirl: Ano Um e A Piada Mortal, para então começar com as outras histórias.
A fase de Barbara Gordon como Oráculo não aparece neste guia, porém a sua aparição é frequente nas histórias de Cassandra Cain e Stephanie Brown. Oráculo estará mais presente no Guia de Leitura das Aves de Rapina futuramente. Até a próxima e boa leitura.