Categorias
Cinema Tela Quente

Shazam! Uma obra espirituosa e divertida

Finalmente chegou aos cinemas brasileiros, a mais nova obra cinematográfica feita em colaboração com a DC Entertainment e a Warner Bros. Pictures, Shazam!. O longa-metragem estava sendo aguardado por boa parte dos seus fãs desde o momento que o astro Zachary Levi foi escalado para viver o herói título.Muitas notícias do filme foram surgindo, inclusive; que ele seria uma comédia natalina cheia de easter-eggs do universo cinematográfico da DC. A partir desses momentos, Shazam! conseguiu se envolver com o seu público de uma maneira totalmente forma do comum, antes mesmo de chegar às telonas

Lembro até hoje, quando vazou a primeira foto do Levi trajado com o uniforme do herói, como o meu hype foi ao teto. Apesar de ser apenas uma fotografia dos bastidores que acabou caindo na internet, naquele momento eu percebi o quanto Shazam! tinha um potencial de diversão. Obvio que eu tive mais certeza, quando o primeiro trailer foi lançado, provando para os espectadores que não é necessário fazer uma superprodução de super-heróis usando metalinguagens realísticas para compor sua trama. 

 Presumivelmente, o único objetivo do diretor David F. Sandberg, era usar um garoto de apenas 15 anos para contar uma história simples e divertida para toda a família, sem se preocupar em ser uma produção digna de ”Sessão da Tarde” (não que isso seja um demérito.)

Resultado de imagem para shazam

Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

A história usa como base a famosa fase do personagem vista durante a reformulação da DC Comics, denominada de Novos 52. Muitas das cenas presentes durante toda a sua duração, foram tiradas diretamente dos quadrinhos (vide Freddy e Billy roubando dinheiro de um caixa eletrônico). Um ponto mais do que positivo, visto que os admiradores mais velhos do herói, estão acostumados com tramas mais heroicas e menos infantilizadas, sendo uma ótima porta de entrada para conhecer o lado criança do antigo Capitão Marvel.

Há uma linda sincronia entre uma narrativa transparente e atos dos personagens pouco substanciais. Percebe-se que enquanto os créditos finais estão subindo, Shazam! tinha como propósito apenas fazer com que o espectador saia da sala de cinema com um coração mais doce e um lindo sorriso no rosto.

Confesso que antes de assistir essa produção, eu considerava Homem-Aranha: De Volta ao Lar (que por sinal é um filme espetacular, e digo mais, o meu favorito do MCU), o longa de super-heróis em live-action mais infantilizado já feito. Todavia, Shazam! acaba de alcançar esse posto. Desde os seus primeiros segundos até os seus últimos minutos, a fábula é composta por apenas piadas imaturas e totalmente hilárias, que transitam deste temas voltados para o público infanto-juvenil, até anedotas adultas camufladas com ações infantes.

Resultado de imagem para shazam gif

As almas dos astros Zachary Levi e de Asher Angel, parecem que são uma só. Ambos os atores estão excelentes em seus respectivos papeis, dando a sensação de que as estrelas sãos literalmente a mesma pessoa. O que deixa o herói Shazam! ainda mais mágico, é a maneira que o personagem usa seus poderes, não sabendo controlá-los e usando eles de maneira indevida, e claro, a sua inocência juvenil.

Freddy, vivido por Jack Dylan Grazer, é a cereja do bolo de seu irmão adotivo Billy, e o principal alívio cômico ao lado do seu melhor amigo. Esses dois sim, podem (e devem) ser chamados de ”a dupla dinâmica”.

Por último mas não menos importante, conhecemos os outros quatro irmãos dos dois personagens citados acima. Infelizmente, a interação ente os seis é um pouco falha, visto que em determinados momentos, tem-se a sensação que as crianças se conhecem muito pouco vivendo por baixo do mesmo lar, dando um aspecto artificial e nada orgânico entre eles.

Resultado de imagem para shazam freddy

Doutor Silvana é um antagonista medíocre, que se espelha muito nos vilões dos clássicos filmes de espionagem lançados entre os anos 60 e 70. Apesar de Mark Strong estar atuando de uma forma no tanto quanto decente, sua motivação para os feitos que o levaram até o Shazam! são péssimas.

Resumindo em poucas palavras,o temperamento de Silvana se iguala com o de uma criança de oito anos de idade, desmerecendo dezenas de vezes a caracterização do antagonista. Por sorte, em poucas cenas, Doutor se salva usando os seus poderes contra o Dedo de Faísca.

Imagem relacionada

Shazam! merece ser assistido mais de uma vez, independente de como ele será apreciado. A DC e Warner fizeram um extraordinário filme para toda a família, trazendo uma linda mensagem sobre força e esperança por meio de um garoto que sonha em encontrar uma família que realmente o ame.

Espero que tenham gostado, até a próxima e lembrem-se, escolham bem os seus nomes de super-heróis.

Por Daniel Estorari

With great powers...