A união entre KaBuM! e-Sports e Ilha da Macacada Gaming não durou até o começo do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2017.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a KaBuM! e-Sports anunciou o fim da parceria após apenas dois meses do anúncio da união, alegando “questões relativas a algumas exigências contratuais”, sem esclarecer ao certo quais seriam essas questões. Dessa forma, a equipe disputará a próxima edição 2017 do CBLoL como Kabum! e não mais como KaBuM! IDM, o elenco formado durante a janela de transferências para a equipe, será mantido.
Segundo Guilherme Fonte diretor da KaBuM e-Sports “A KaBuM! e-Sports, juntamente com o staff da Ilha da Macacada, fizeram todo o possível para efetivarem a regularização da equipe KaBuM! IDM. No entanto, por questões relativas a algumas exigências contratuais, não foi possível atender todos os pontos necessários dentro do tempo regulamentar. Sendo assim, a organização se manterá na competição utilizando seu nome oficial, KaBuM! e-Sports”.
Em comunicado oficial a Ilha da Macacada, afirmou que “uma situação adversa” dentro da própria organização motivou o fim da parceria, opção que teria sido feita pela KaBuM. Segundo a IDM, ela mesma estava cuidando da parte operacional e financeira do time, cabendo à KaBuM apenas a posse da vaga no CBLoL e a cessão de naming rights.
Segundo a KaBuM, após uma reunião entre as duas organizações, a decisão foi levada à Riot Games, produtora do jogo e organizadora do CBLoL, que aprovou a mudança.