A franquia dos X-Men já possui mais de 15 anos e a qualidade de seus filmes teve inúmeros altos e baixos. Só que uma coisa permaneceu constante em sua trama: a continuidade que é uma tremenda bagunça. Alguns fãs pensaram que a viagem temporal mostrada em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido daria a oportunidade de definir a sua cronologia, mas em vez disso, só manteve toda a confusão. Só que nem tudo está perdido. Legion. Esta série pode ser a chave para colocar tudo no eixo correto.
Por que o Deadpool de X-Men Origens: Wolverine não possui nenhuma relação com o Mercenário Tagarela no mais recente filme, apesar do fato que ambos foram interpretados por Ryan Reynolds? Como tem nenhum personagem que tenha envelhecido entre a década de 60 (X-Men: Primeira Classe) e década de 80 (X-Men: Apocalipse), mas de repente parecem recuperar o atraso em seu envelhecimento quando os mutantes da trilogia original aparecem? Quantas vezes Jubileu foi reprovada em suas aulas se ela começou a frequentar o instituto na década de 80 e ainda continua estudando nos anos 2000?
Estas são apenas algumas perguntas que deixam os fãs acordados durante à noite. Tudo ainda se complica com o filme do Deadpool, onde parece ter um pé na linha cronológica da franquia e outro pé em seu próprio universo, gerando suas próprias sequências. Para juntar ainda mais nessa salada, a Fox ainda está preparando spin-offs como Novos Mutantes e Gambit. Lembrando também que a expansão desse universo compartilhado continuará com as séries de TV.
É um tanto irônico que, possivelmente, a melhor esperança de corrigir tantos furos apareça nas mãos de Legion. A série contará a história de David Haller que descobre ser portador de uma grande habilidade. Para aqueles que não estão familiarizados, David (criado por Chris Claremont e Bill Bill Sienkiewicz) é o filho do Professor X e Gabrielle Haller. Gabrielle foi uma sobrevivente do Holocausto e acabou ficando catatônica. Charles Xavier a cura através de seus poderes psíquicos enquanto trabalhava em uma clínica psiquiátrica em Israel.
David possui imenso poder psiônico que se manifesta como um número de diferentes capacidades, incluindo telecinese e pirocinese. O problema é que seus poderes se manifestaram após um ataque terrorista que fraturou sua psique em múltiplas personalidades. Cada uma dessas personalidades controla uma habilidade diferente dele e daí o nome Legião.
Legião já provou ser um dos mutantes mais potentes que existem. Ele já reescreveu toda a realidade na Marvel Comics diversas vezes. No arco Legion Quest, o personagem coloca em sua mente que Xavier seria um pai melhor se não tivesse que lidar sempre com Magneto. Por conta disso, ele viaja no tempo para matar Erik antes dele adotar a icônica alcunha, mas Xavier sacrificou-se para salvar seu amigo. Isso fez com que a Era de Apocalipse substituísse a continuidade normal.
Mais tarde, Professor X e Dr. Nêmesis tentaram tratar desse transtorno de identidade, mas a psique de Legião respondeu por reescrever novamente a realidade para o Age of X, uma realidade onde os mutantes estavam separados da humanidade, porém estavam sob constante ataque. Essa foi a oportunidade para David ser o herói que sempre quis ser. Só depois que o personagem finalmente obteria o controle total de seus poderes juntamente com uma certa paz de espírito. Como seu ato final, ele escreveu-se para a fora da existência e reescreveu a continuidade de forma que ele nunca tivesse nascido.
Então, Legião é um mutante capaz de alterar toda a realidade e está prestes a ser introduzido no universo compartilhado dos mutunas. Essa poderia ser uma oportunidade, pois ele poderia ser o responsável por uma reinicialização da continuidade dos filmes ou viajar no tempo para realizar correções ao longo dos erros cometidos durante a franquia. Essa é uma perspectiva interessante, mas, provavelmente, a Fox não seguiria por esse caminho. Se o estúdio queria uma chance para reiniciar e tratar a cronologia bem a sério, tiveram a chance em Dias de um Futuro Esquecido. Além do mais, a emissora FX não permitiria que a produção servisse como uma fita adesiva para as produções cinematográficas.
Fonte: ComicBook.
Não custa nada sonhar, né? Enquanto o pensamento acima ficará apenas na teoria, permaneceremos esperançosos que um dia o Universo X-Men entre nos eixos em relação à sua cronologia.
Legion tem previsão de estreia em 2017.