Após 67 anos, a icônica revista MAD pode estar encerrando as suas atividades. A DC Comics deve parar de publicar material original da MAD nas próximas edições, esse rumor começou a ficar cada vez mais forte depois que o jornalista Jedidah Leland, afirmou ter a confirmação de um editor da revista.
“Eu acabei de ouvir de um amigo meu que está em um grupo de Facebook com o escritor da MAD, Stan Stinberg, que após as duas próximas edições, a MAD não vai mais publicar material original. Ao invés disso, vai publicar material antigo até os compromissos de assinatura sejam completados, então a revista vai cessar a publicação”, afirma Leland ao site ComickBook.
Colaborador de longo tempo da MAD, Evan Dorkin, despediu-se da publicação nas redes sociais. Ele descreveu que recebeu um e-mail sobre o fechamento:
Today won’t end. Goodbye, MAD Magazine. As a youngster I was a huge fan of the 70’s era, as a young adult I rediscovered the 50’s comics, as an old nerd I somehow became a contributor (often working w/@colorkitten) for the last decade +. Getting the e-mail today was crushing.
— Evan Dorkin (@evandorkin) 4 de julho de 2019
Fundada em 1952 pelo empresário William Gaines e pelo editor Harvey Kurtzman, a MAD satiriza todos os aspectos da cultura popular americano, ícones dos esportes, membros religiosos e figuras políticas. A publicação chegou a ser proibida pelo governo americano e investigada pelo FBI, mais de uma vez, por incitar a delinquência juvenil. Em algumas escolas, professores recolhiam as revistas dos alunos.
Aqui no Brasil, a MAD começou a ser publicada no início dos anos 70, pela editora Vecchi, com o Ota como editor. Durante a década de 80, ela passou a ser publicada pela Record com o nome de MAD in Brazil, o que se seguiu até o ano 2000. Logo após ela passou para a Mythos, que manteve a ativa por seis anos com um novo nome: Novo MAD. Depois a Panini assumiu a publicação já com o Raphael Fernandes como editor e o nome original voltou. Assim seguiu até ser cancelada em 2017.
A MAD e a DC Comics ainda não se manifestaram oficialmente.