Categorias
Games

Madden NFL e sua história. Você conhece?

No último domingo (13/02), aconteceu o Super Bowl LVI (56º), uma partida entre o campeão da NFC, contra o campeão da AFC, para definir o melhor time de futebol americano dos Estados Unidos e consequentemente do mundo. E por conta desse evento, decidi escrever sobre uma franquia de jogos que eu gosto bastante, relacionada com este esporte.

Madden NFL como o próprio título já indica é um série de jogos de simulação de futebol americano, um dos principais esportes dos Estados Unidos. Mas vocês conhecem a história por trás do título do jogo desenvolvido pela Electronic Arts, junto a EA Sports?

O título Madden, vem de John Madden, que foi um promissor e versátil atleta de futebol americano universitário, que atuava tanto no ataque quanto na defesa. Em 1958, a equipe do Philadelphia Eagles o selecionou no draf. John Madden não conseguiu ter uma carreira gloriosa como jogador profissional por causa de uma lesão em seu joelho. Por conta desse empecilho Madden trocou o prático, pelo tático, iniciando uma carreira como técnico.

Foi com o Oakland Raiders na NFL, agora como técnico, que seu nome foi fixado entre os melhores. O time em suas mãos passou a ser figurinha carimbada nas finais de conferência nos anos 1970, até conquistar o tão sonhado título em 1976. Após a conquista do título, mais especificamente dois anos, Madden encerrou a carreira de treinador, no Raiders. Vale ressaltar que a equipe em 10 anos sobre seu comando nunca teve saldo negativo de vitórias.

 

Depois de deixar o comando do Raiders, Madden se jogou no mundo dos comentários de TV, e seu sucesso foi imediato. John Madden tinha habilidade para explicar o esporte, que para os leigos é bem complicado, mas com sua ajuda tornava-se engraçado e convidativo, juntando a facilidade com as palavras, seus bordões e seu carisma Madden conquistou multidões nos Estados Unidos. E tudo isso rendeu para o ex-atleta 16 Emmy Awards.

Seu sucesso com o público rendia muito no mercado de publicidade. A EA então decidiu chama-lo para ser o garoto-propaganda de um jogo baseado no esporte que Madden se consolidou, o simulador de futebol americano seria lançado para sistemas operacionais Commodore, Apple II e MS-DOS. O comentarista aceitou, e o resultado foi o Madden NFL.

John Madden veio a falecer em 28 de dezembro de 2021, aos 85 anos de idade, seu nome foi posto no Hall da Fama do futebol americano em 2006.

Além de ser garoto propaganda do jogo, Madden deu palpites a respeito da simulação. Inicialmente o jogo contaria com equipes formadas com apenas 6 jogadores. Madden logo se opôs e afirmou que aquilo não traria a “realidade” que os produtores procuravam. Como encaixar as diversas jogadas dentro de um limite de apenas 6 jogadores, as possibilidades ficariam muito reduzidas e até previsíveis.

Assim, em 1989 o jogo nomeado John Madden Football foi lançado, com onze jogadores por equipe.

Existia uma lenda urbana a respeito da capa dos jogos Madden, desde que um jogador estampava a capa do jogo, o mesmo não se destacava na temporada, alguns tinham atuação abaixo do esperado e outros acabaram se machucando. Sendo o primeiro deles o jogador Garrison Hearst, que acabou quebrando o tornozelo nos playoffs, e a partir disto todos os atletas passaram a acumular insegurança ao serem estampados.

Mas isso ficou pra trás, grandes nomes da atualidade do esporte como Mahomes, Brady e Gronkowski, conseguiram se destacar positivamente, além de Richard Sherman (Madden 15), Drew Brees (Madden 11), Troy Polamalu (Madden 10), Brett Favre (Madden 09), Ray Lewis (Madden 2005) e Marshall Faulk (Madden 2003).

Estima-se que, desde seu lançamento, Madden NFL vendeu mais de 130 milhões de cópias ao redor do mundo. Além de ser o único jogo de futebol americano oficialmente licenciado pela NFL.

Por Luan Oliveira

"Quando eu era jovem, eu tinha liberdade, mas não via isso. Eu tinha tempo, mas não sabia disso. E eu tinha amor, mas eu não sentia isso. Muitas décadas passaram antes que eu entendesse o significado destes três. E agora, no crepúsculo de minha vida, este entendimento passou a contentamento"

- Ezio Auditore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *