A Editora Draco está lançando um importante pedaço da história do Brasil. A HQ Marighella #Livre tem roteiro de Rogério Faria e artes de Ricardo Sousa e Jefferson Costa. A publicação foi concebida depois de um vitorioso processo de financiamento coletivo no Catarse no ano passado. A publicação conta a trajetória do jovem comunista Carlos Marighella, na década de 30, durante a ditadura na era de Getúlio Vargas.
Marighella #LIVRE é uma viagem pela vida do brasileiro que não teve tempo para ter medo a partir de uma perspectiva original e com uma mesma abordagem temática: Carlos Marighella está livre. Nunca conseguiram derrotá-lo. A publicação se divide em três episódios:
A prisão e tortura do jovem comunista de 24 anos em 1936, às vésperas do Estado Novo, quando era um desconhecido militante do PCB.
A prisão do revolucionário no cinema em 1964, durante a ditadura Civil-Militar, quando, com 52 anos e um tiro no peito, lutou contra 14 policiais.
A covarde execução do célebre guerrilheiro em 1969, época em que era reconhecido pelos militares como o Inimigo Público nº 1 do Regime Militar.
Marighella #Livre tem base em diversas obras e relatos, como o da prisão em “Se fores preso, camarada”, em escritos de Marighella, como “Por que resisti à prisão” e “Mini manual do Guerrilheiro Urbano”. Nas obras como a biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães, e o documentário Marighella (2012), de Isa Grinspum Ferraz. E muitas pesquisas em revistas e jornais da década de 60. A obra Olga, de Fernando Morais, e a sua versão cinematográfica (2004) de Jayme Monjardim, que ajudaram com a contextualização da época e na construção de outros personagens. Até uma novela de época, Esperança, de Benedito Ruy Barbosa, foi importante para ambientação e caracterização.
Marighella #Livre tem formato 17 X 24 cm, 64 páginas e já está à venda no site da Editora Draco, é só clicar AQUI.