Categorias
Quadrinhos

Morre Álvaro de Moya um dos maiores nomes do quadrinho nacional

Faleceu aos 87 anos nessa segunda-feira (14/08) o icônico Álvaro de Moya, um dos maiores nomes que ajudou a divulgar os quadrinhos no Brasil. Álvaro era professor e jornalista, foi hospitalizado depois de sofrer um AVC em casa no último dia 06.

Moya foi um dos responsáveis por influenciar os quadrinhos na educação, cultura e tratar como um meio de comunicação. E também foi um dos pioneiros na televisão brasileira. Ele desenhou os letreiros de inauguração da TV Tupi, participou do começo da TV Bandeirantes e foi diretor da TV Excelsior.

Cartaz da histórica Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos.

Mas realmente foram nos quadrinhos que aconteceram as suas maiores contribuições para a cultura nacional, Álvaro de Moya foi um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos que ocorreu em São Paulo em 1951. A boa recepção na época mudou a percepção do publico para obras de artistas como Will Eisner, Milton Caniff, Hal Foster, Alex Raymond e Al Capp.

Moya foi autor de diversos livros sobre quadrinhos como Shazam!, História da História em Quadrinhos, O Mundo de Disney, Literatura em Quadrinhos no Brasil, Anos 50 – 50 anos. O seu último trabalho é o livro Eisner/Moya – Memórias de Dois Grandes Nomes da Arte Sequencial que marca os 70 anos da carreira do autor que será lançado pela Editora Criativo ainda esse mês.

Por Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com