Quando você se depara com a capa de Ele está de Volta você consegue identificar na mesma hora que aquele livro se trata de Adolf Hitler, uma das pessoas mais inescrupulosas do século 20. O livro é escrito pelo estreante Timur Vermes, que conta o que aconteceria se o Führer da Alemanha voltasse a vida e tivesse que se adequar aos tempos de hoje.
A sátira cômica consegue detalhar e narrar muito bem Hitler no tempo contemporâneo. As dificuldades dele com os novos aparelhos eletrônicos, seu relacionamento com outras pessoas, suas novas descobertas sobre a política atual, etc… O livro é recheado de personagens bem construídos e intrigantes, Timur consegue criar bons diálogos entre estes e Adolf, além de ótimos conflitos para apimentar a trama.
Apesar da história ter uma boa narrativa romântica e humorada com personagens e cenários incríveis, o escritor abusa um pouco na hora que vai abordar o tema política. Ao invés dele só mostra a angústia de Hitler com a nova política de hoje em dia e suas reflexões sobre liderança que deveriam ser o clímax da história, Timur se perde um pouco tentando encaixar a sua opinião e provar seus próprios argumentos sobre guerras, capitalismo, nacionalismo, comunismo e principalmente questões sociais. Mas até assim, para as pessoas que tem interesse sobre este tema e gostam de ler e adiquirir opiniões diversas, este livro é um prato cheio, caso ao contrário, é melhor procurar uma outra opção de leitura.
Com isso, ao término da obra conseguimos perceber que o estreante Timur Vermes terá uma grande e promissora carreira pela frente, não apenas por ter escrito um excelente livro, mas principalmente por conseguir fazer algo tão surreal se tornar real por alguns momentos aos olhos de quem lê.