O retorno de Steve Rogers ao cargo de Capitão América causou muita polêmica entre os fãs. A primeira edição de Steve: Rogers Capitão América por Nick Spencer e Jesus Saiz, nos apresenta Steve Rogers lutando contra a Hidra, algo bem comum na vida do bandeiroso. Até que começam a aparecer flashbacks do passado de Steve quando ainda criança, que também contam com a presença de uma mulher misteriosa que apresenta o jovem Steve a Hidra. No final da revista, o sentinela da liberdade empurra Jack Flagg, um dos seus parceiros combatentes da liberdade, do avião e diz o famoso jargão da organização fascista da Marvel: “Hail Hidra”.
E assim começou a polêmica, seria o Capitão América um agente da Hidra desde sempre? Diante do que nos foi apresentado nesses 75 anos de histórias do picolé azul, não faz sentido, pois como muitos fãs de quadrinhos já viram, Steve Rogers já foi considerado digno de levantar o Mjolnir, o martelo do Poderoso Thor.
A edição #2 do novo quadrinho do Cap, que lançou hoje nos EUA, revelou os motivos por trás da revelação chocante da primeira edição. Para entender melhor o atual status de Steve, é preciso retornar a saga Vingadores: Impasse também escrita por Nick Spencer.
Em Vingadores: Impasse nos é apresentado Pleasant Hill, um lugar pacifico e amigável, em que todos se ajudam e cuidam um dos outros. É quase uma Utopia, porém, “Quem é você e quem são os seus vizinhos?” Essa questão vive no interior do moradores dessa cidadezinha.
Pleasant Hill na verdade é uma prisão arquitetada pela S.H.I.E.L.D para os vilões mais perigosos. Lá eles esquecem de quem foram um dia e passam a ser cidadãos comuns, e tudo isso graças a garotinha conhecida como Kobik.
Kobik é uma criança formada de fragmentos do cubo cósmico, que possui poderes para alterar a realidade.
Durante a história, Steve Rogers ainda estava incapaz de ser o Capitão América, pois estava envelhecido em decorrência da perda das propriedades da soro de super soldado. Kobik é quem reverte a situação de Steve e traz o seu vigor de volta.
Após Vingadores: Impasse, Steve fez o seu retorno como Capitão América, mas algo estava diferente. Steve Rogers: Capitão América #2 explica o que aconteceu.
Tudo o que aconteceu em Pleasent Hill fazia parte de algo maior, uma trama arquitetada pelo Caveira Vermelha. Quando Kobik se manifestou como uma criança, ela foi atrás de alguém próximo do que seria a sua família. Como o cubo cósmico pertencia ao Caveira Vermelha, a garota foi até ele. O Caveiro a educou para que ela pensasse que a Hidra era um modelo ideal a se seguir. Foi aí que o maior inimigo do bandeiroso teve a ideia de usar os poderes de Kobik para triunfar contra seu rival antes mesmo que ele saiba que perdeu.
Sim, a garota de cubo cósmico que devolveu o vigor de Steve Rogers foi quem reescreveu o seu passado e fez dele um herói perfeito de acordo com o que ela acreditava: um Agente da Hidra.
Steve Rogers é de um fato um Agente da Hidra, mas ele nem sempre foi, pois teve o seu passado alterado. O que isso pode significar para o Universo Marvel e como isso será desfeito, são questões futuras.