Adiado inúmeras vezes, Scooby! O Filme foi lançado esta semana digitalmente em serviços de streaming. A nova animação da Mistérios S/A tem o objetivo de mostrar as origens da amizade entre Salsicha e Scooby e da equipe, entretanto derrapa e perde seu foco no decorrer dos 90 minutos de tela.
A trama da animação é ambientada nos dias atuais e tem o objetivo de ser uma história de origem: logo no início vemos o encontro de Salsicha e Scooby, assim como o encontro deles com Velma, Daphne e Fred e, após resolverem seu primeiro caso juntos, eles se unem e fundam a Mistérios S/A. Alguns anos depois, Salsicha e Scooby são abduzidos pelo herói Falcão Azul e eles acabam se vendo em uma aventura para impedir que o vilão Dick Vigarista libere o Cérberus na Terra. A história do filme é bem básica mas o roteiro atrapalha o seu desenvolvimento e, como resultado, acaba inserindo elementos demais menos o principal: a essência de Scooby-Doo.
Por ser um filme de origem, é esperado que haja mais desenvolvimento dos personagens e isso acaba sendo deixado de lado ao resumir todo o encontro dos personagens em apenas dez minutos de tela. Logo após esses dez minutos, vemos uma transição incrível – homenageando a abertura do desenho – da equipe se tornando jovem e assumindo os visuais clássicos. Infelizmente, a partir disso, o filme perde seu rumo ao entregar o mistério principal logo no início do longa e se tornando uma aventura genérica levando o nome de um dos clássicos da Hanna Barbera. Ou seja, é um filme de Scooby-Doo sem ter um mistério para ser resolvido e que se preocupa apenas em apresentar novos personagens e novos arcos sem finalizar os que já foram expostos em tela.
Durante toda a exibição do longa, há uma homenagem ao desenho original onde observamos diversos elementos visuais presentes no desenho original, entretanto, o principal erro da animação é querer estabelecer um universo cinematográfico da Hanna Barbera, abrindo diversos arcos e não trabalhando nenhum deles – com a introdução de diversos personagens conhecidos, dentre ele o Falcão Azul, o Dick Vigarista e outras referências. O filme foca tanto nisso que acaba deixando de lado os verdadeiros protagonistas da história e isso é uma pena, pois os personagens são bem fiéis ao material original.
Por mais que tenha os problemas citados acima, Scooby! é um filme extremamente divertido e que acaba cativando o telespectador. Os fãs que acompanhavam os desenhos talvez estranhem a nova roupagem mas com certeza vão se sentir nostálgicos com algumas referências e em momentos em que, visualmente falando, a animação faz referências ao desenho, ao mesmo tempo que o longa cumpre seu papel como uma introdução para um novo público infanto-juvenil.
Outro ponto positivo é a dublagem da animação, Guilherme Briggs substitui Orlando Drummond como Scooby-Doo e mantém todo o tom que seu antecessor tinha nas obras passadas – sendo assim, uma linda homenagem ao dublador que hoje tem 100 anos de vida.
Por fim, Scooby! O Filme é um filme que apresenta tudo do universo de Hanna Barbera mas falha em trabalhar e em desenvolver o universo principal no qual o longa se baseia – nesse caso, os desenhos de Scooby-Doo. Entretanto, por mais que a direção falhe nesses aspectos, a animação atinge seus objetivos principais e é bem divertida de se assistir.
Nota: 3/5
SCOOBY! O Filme é uma história de origem dos famosos personagens da série animada da Hanna Barbera. Salsicha e Scooby tem uma conexão instantânea envolvendo comida em seu primeiro encontro, e logo se unem aos jovens detetives Fred, Velma e Daphne para formar a Mistério S/A. Só que, após resolver centenas de casos, eles encontram o desafio de impedir o “apocãolipse”, que virá quando o fantasma do cão Cerberus for liberado no mundo.
Scooby! O Filme está disponível para aluguel e compra nas principais plataformas digitais.