O seu tempo como showrunner da maior série de ficção-científica inglesa acabou: Steven Moffat estará saindo de seu cargo atual após o final da Décima Temporada, que deve ir ao ar somente em 2017.
O site RadioTimes noticiou que Moffat será substituído por Chris Chibnall, conhecido por trabalhos como Broadchurch, Torchwood e alguns roteiros para Doctor Who. Confira abaixo as informações na íntegra:
“Moffat pendurará suas chaves da TARDIS após o final da próxima temporada, em 2017, para ser substituído pelo escritor de Broadchurch e fã de Doctor Who Chris Chibnall.
A BBC-1 decidiu que irá exibir a temporada, contendo 12 episódios e sendo a 10ª da Era Moderna, na primavera (europeia) de 2017. Chibnall assumirá como showrunner e produtor executivo a partir de 2018.
Um Especial de Natal será exibido neste ano, ainda sob supervisão de Moffat, mas é incerto se a nova companion de Peter Capaldi estará nele. A(o) companion, que substituirá Clara Oswald (Jenna Coleman) definitivamente fará sua estreia na temporada de 2017, dizem as fontes da BBC.”
Explicando as decisões que levaram a BBC a segurar a próxima temporada por mais um ano, Charlotte Moore, chefe da BBC-1, disse: “Eu decidi segurar o grande final de Steven até 2017 para unir a nação no que será um grande evento no canal. 2016 será marcado por outros grandes eventos como Euros e Olimpíadas, e eu quero segurar algo grande para o próximo ano. Prometo que valerá a pena!“
Moffat comentou sua saída: “É estranho falar de minha saída enquanto estou começando a trabalhar nos roteiros da Décima Temporada, mas o fato é que meu timey-wimey está acabando. Enquanto Chris está deixando sua última marca em Broadchurch, eu estarei acabando o melhor trabalho do universo e mantendo a TARDIS quente para ele. Foi um grande esforço convencê-lo a fazer isto, mas estou mais do que satisfeito em saber que uma das grandes estrelas da televisão britânica estará levando nosso Senhor do Tempo ainda mais longe no futuro.“
Chibnall declarou: “Doctor Who é o programa mais incrível da BBC: único, vasto e adorado em todo o planeta. Então é um privilégio e alegria assumir o posto de curador deste divertido, engraçado e emocionante programa de família. Eu amo Doctor Who desde os meus quatro anos de idade e estou saboreando a sensação de trabalhar com o time excepcional da BBC para criar novos personagens, criaturas e mundos para o Doutor explorar. Steven fez o impossível continuando a expandir o universo da série enquanto aumentava sua popularidade. Ele está sendo um deslumbrante e ousado showrunner, e ouvindo seus planos e histórias para 2017 está claro que ele sairá com um final explosivo. Só para deixar minha vida difícil.“
Então, está confirmado que Doctor Who deve retornar somente em 2017, sendo que este ano marcará o encerramento dos sete anos do legado carregado por Steven Moffat desde 2010. Curtiram a escolha de novo showrunner?