Contém SPOILERS da revista Batman #21.
Começou em Batman #21 a aguardada minissérie The Button, onde o maior mistério desde início do Renascimento da DC Comics começa a ser desvendado. Já vimos AQUI uma prévia da HQ que já está sendo comercializada nos EUA. O escritor Tom King e o artista Jason Fabok, a equipe criativa na parte do Homem-Morcego, introduziram, sutilmente algumas menções a obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons.
Confira algumas dessas referências nas imagens abaixo, lembrando mais uma vez que são SPOILERS, ou seja, se você quer continuar, a responsabilidade é totalmente sua.
O início faz uma brincadeira de perspectiva com um close e depois como se fosse a “câmera abrindo na tela” determinando onde realmente está, artifício muito parecido com o usado na abertura do bottom na poça de sangue na primeira edição de Watchmen.
Logo depois surge uma cena no Asilo Arkham onde os detentos, entre eles Saturn Girl, estão assistindo um jogo de hóquei. Reparem no cartaz na parede ao fundo. O famoso smiley.
A imagem do Batman em frente aos seus diversos monitores nos remete aos momentos derradeiros da trama de Alan Moore, quando Ozymandias está sentado observando diversos monitores. Duas cenas icônicas!
No momento em que o Flash Reverso surra o Batman os quadrinhos se revezam no famoso tom amarelo do clássico da DC Comics. Cena mais Watchmen que essa, impossível.
O rastro de sangue na máscara de Eobard Thawne se assemelha ao bottom do Comediante manchado de sangue.
E por fim, se você ainda tinha alguma dúvida de que Dr. Manhattan estaria presente no Renascimento, pode comemorar (ou odiar, né Sr. Moore?), pois logo após tocar no bottom, o Flash Reverso é teletransportado e em seguida trazido de volta em estado muito degenerativo. Balbuciando a frase: “Eu vi Deus” e caindo morto, tudo isso envolto daquele tom de azul característico que todos nós conhecermos, usado tanto na origem do Dr. Manhattan quanto na cena em que o personagem mata Rorschach.
“The Button” será dividida em quatro partes. As edições do Batman serão escritas por Tom King e desenhadas por Jason Fabok. Já as edições do Flash terão roteiro de Joshua Williamson e desenhos de Howard Porter.
O Renascimento da DC Comics começa a ser publicado este mês no Brasil, pela Panini Comics, com a revista especial Universo DC: Renascimento. Batman terá sua própria revista mensal enquanto Flash será lançado trimestralmente em encadernados.