Categorias
Tela Quente

Uma Noite de Crime | A ideia por trás do terror

Quem não gostaria de ter uma país com uma baixa criminalidade, baixos níveis de desemprego e uma economia próspera? Talvez todo mundo gostaria que isso acontecesse, mas será que seria tão facil essa utopia ocorrer? É o que Uma Noite de Crime (2013) tenta discutir, focando em uma trama interessante que coloca o espectador para refletir sobre as classes sociais e suas diferenças.

Em seu primeiro filme, Uma Noite de Crime conta a história da classe média e alta durante as 12 horas mais perigosas do ano, conhecidas como ‘’Expurgo’’. O Expurgo é uma tentativa governamental de re-estabelecer ordem e progresso na América novamente, que apresenta bons resultados. Todos os hospitais e delegacias ficarão fechados e inoperantes durante essas dozes horas e qualquer crime cometido não será penalizado pela lei.

20630692

O protagonista James Sandin (Ethan Hawke) é um comerciante, que trabalha na área de segurança contra os expurgos. Apenas os mais ricos, que podem comprar seus equipamentos, são os que podem se sentir seguros na noite do Expurgo, mas parece que com a família de Sandin foi diferente. Ambos se mostram encurralados quando um grupo de jovens mascarados tentam invadir sua casa com o objetivo de matarem todos da família. Sem entrar em méritos como roteiro e direção, a perspectiva é o que mais chama a atenção.

O ambiente se forma mostrando a classe alta e média superior, vendo os mendigos e mais pobres sendo massacrados. Tudo pode ser um sucesso, mas a discrepância e o preconceito prevalece, mas que parecem despercebidos para os ricões americanos. É aí que entra a trama do primeiro filme, ao tentar mostrar que nem os ricos estão a salvos do expurgo e que a utopia pode ser um pesadelo para todos.

uma-noite-de-crime-2

“Esse país acabou com a vida do meu filho.”

No final dos créditos de Uma Noite de Crime, um homem fala isso para algum jornal. Isso mostra o quão absurdo o expurgo pode ser e que uma medida deve ser tomada imediatamente.

Antes disso, temos Uma Noite de Crime 2, que mostra o outro lado da moeda. A crítica social é muito mais complexa e explorada no ponto de vista dos mais pobres, como; Papa Rico (John Beasley), Cali (Zoë Soul),  Eva Sanches (Carmen Ejogo) e o personagem de Frank Grillo, Leo. Se passaram dois anos desde os acontecimentos do primeiro filme e agora temos a perspectiva dos que não acreditam na funcionalidade do expurgo. Carmelo (Michael K. Williams) é um deles, declarando que o expurgo só serve como manobra para matar as classes sociais mais pobres.

O acontecimento mais tocante e expressivo foi o ‘’suicídio’’ de Papa Rico, que aceitou uma proposta monetária de uma família estimada para ser assassinado por ela. É bem forte ver tudo isso acontecer e ver o quão sujo pode ser o sistema. A ação e o terror continuam presentes, mas não ocultam a principal ideia que o diretor James DeMonaco queria transmitir.

The-Purge-Election-Year-620360

O Expurgo Precisa Acabar.

A senadora Charlie Roan (Elizabeth Mitchell) será a protagonista do novo terceiro filme da franquia Uma Noite de Crime. Além disso, será a pessoa que entrará na política com o objetivo de acabar com o expurgo, porque ela tem muitos motivos para odiá-lo, já que sua família fora assassinada em uma das noites. Frank Grillo estará de volta e será um dos seguranças particulares de Roan, ambos têm histórias apavorantes durante as doze horas mais perigosas do ano.

James DeMonaco volta na direção e se prova competente em seu trabalho por conseguir colocar uma ideia, embora radical, nas telonas. O orçamento do segundo e terceiro filme foram de 9 e 10 milhões, respectivamente, e faturaram mais de 200 milhões de dólares. Com um orçamento baixo e atores médios, Uma Noite de Crime se mostra atencioso em debater e mostrar uma outra imagem da América e da atual situação mundial, apesar de nem estar tão distante da realidade.

Uma Noite de Crime 3, intitulado 12 Horas Para Sobreviver: Ano da Eleição aqui no Brasil, tem estreia nacional marcada para dia 15 de setembro.

FICA A DICA!

Por Thiago Pinto

‘’E quando acabar de ler a matéria, terá minha permissão para sair’’

-Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)